Teve suas origens na cidade de Assis, região da Umbria, Itália, quando Francisco, filho de Pedro de Bernardone, no rastro dos movimentos pauperísticos laicais que surgiam no seu tempo, reuniu um pequeno grupo de companheiros, entre os quais um clérigo, para uma experiência de vida evangélica baseada na pobreza e na fraternidade. Em 1209, durante uma viagem a Roma, recebeu do Papa Inocêncio III, em São João de Latrão, a aprovação verbal para sua forma de vida. Este ato é reconhecido como o início formal daquilo que veio a ser a Ordem dos Frades Menores. Diversas e complexas divisões e conflitos na Ordem ao longo de sua existência fez com que ela se cindisse institucionalmente em três grupos principais distintos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais(OFMConv) e Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). A Ordem dos Frades Menores, tal e como a conhecemos hoje, é o fruto da unificação, sob o governo do mesmo Ministro Geral e com o uso do mesmo hábito, de outros tantos grupos diversos existentes no final do século XIX e agrupados na OFM na chamada União Leonina, decretada pelo Papa Leão XIII na Constituição apostólica Felicitate quadam, de 4 de outubro 1897.
-
Identificador:8548Nombre oficial:Ordem dos Frades MenoresNombre popular:FranciscanosSigla:OFMTipo:Fecha inicial:1209Notas sobre esta Orden, Instituto o Cofradía:
Referencias Bibliográficas
Configuraciones Institucionales relacionadas
Franciscanos/as relacionados
cómo citar este contenidoSATLER, Fabiano Aguilar. OFM ― Ordem dos Frades Menores. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: https://riefbr.net.br/es/node/8548. Accedido en: 19/04/2025.