Frade português, pertencente à Província de Santo Antônio de Portugal. Morto junto con Fr. Martinho da Conceição pelos índios Aruãs em setembro de 1701. Cf. BERREDO, Bernardo Pereira de. Annaes Historicos do Estado do Maranhaõ, em que se da' noticia do seu Descobrimento, e tudo o mais que nelle tem succedido desde o anno em que foy descuberto até o de 1718. Lisboa: na Officina de Francisco Luiz Ameno, 1749, 1424-1426.
1424 - Dentro de poucos meses partiu Fernão Carrilho à Cidade de Belém do Pará, onde achou a notícia das execrandas mortes dos Padres Fr. José de Santa Maria, natural da Cidade de Lamego, e Fr. Martinho da Conceição, nascido em Lisboa no bairro de Alfama, Religiosos ambos da Província Capucha de Santo António, de exemplares virtudes, e atuais missionários dos bárbaros Tapuias Aruãs da Ilha de Joanes, seus cruéis assassinos; e formando logo uma tropa de guerra para o castigo de tamanha maldade, lhe nomeou por Comandante, com acertada escolha, a Manoel Cordeiro Jordão, que saiu do rio do Pará no penúltimo dia do presente ano, menos confiado nas pequenas forças de sessenta soldados, e duzentos índios, que nas agigantadas do seu valor, fortalecido mais da justiça da causa.
1425 - Sucedeu o ano de 1702; e como a viagem era de poucos dias, desembarcando com brevidade Manoel Cordeiro nas terras dos índios delinquentes, foram tao pesados os primeiros golpes do seu justo castigo, que já em 21 do mês de Fevereiro chegou à Cidade de Belém uma embarcação com o despojo de cinquenta deles, e os cadáveres dos dois missionários, que tendo padecido no mês de Setembro do ano passado, se acharam só com os hábitos podres, sem corrupção na carne, nem tocada dos bichos, feras, ou aves de rapina, havendo de tudo multidão naquelas campinas desabitadas.
1426 - Observou-se bem esse prodígio; e nas merecidas atenções dele, foram enterrados solenemente na Capella mor da Igreja do seu Convento, com pia opinião de que levavam logrando na celestial corte da Bem-aventurança a imperial coroa do martírio: mas o Comandante Manoel Cordeiro parecendo-lhe ainda pouca satisfação, a que tinha tomado para culpa tão feia, continuou com a mesma fortuna nos fatais estragos da sua expedição até o fim de Maio, em que se recolheu ao Pará cheio de justa glória.