Carregando...
Referência (documental ou bibliográfica)

  • Identificador:
    7954
    Tipo de Referência Bibliográfica:
    Título da referência:
    Epítome da província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
    Autor(es):
    CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da
    Notas sobre esta referência:

    O Epítome foi composto em Lisboa em 1730. É uma compilação de dados referentes aos conventos, hospícios e missões da Província da Imaculada Conceição. Os primeiros parágrafos tratam da fundação da Ordem, da vinda dos primeiros franciscanos ao Brasil e da fundação das duas Províncias brasileiras. Em seguida o A. trata sistematicamente casa por casa, dando uma descrição da cidade em que está fundada, história da fundação, descrição da casa e da igreja, frades de virtude que nela viveram ou se acham sepultados.
    O original MS do Epítome se encontra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, seção de Manuscritos - 01,01,07. No Catálogo da Exposição de História do Brasil [publicação original de 1881] tem o nº 9.373. O MS está bem conservado; o texto é perfeitamente legível, salvo um bom número de páginas branqueadas, de leitura difícil por estar a escrita quase apagada.
    O MS mede 14x19 cm. Compõe-se de quatro folhas não numeradas pelo A. — mas numeradas recentemente com algarismos romanos — contendo título, dedicatória e prólogo: seguem 195 páginas — das quais as páginas 191-195 não estão numeradas — contendo o texto todo do Epítome, com o índice e o aditamento. A assinatura do A. ocorre duas vezes (p. 187 e p. 191). O Índice e o breve aditamento estão escritos em caligrafia cursiva, pelo próprio A., em data posterior (1743, segundo se deduz da última frase).
    Ocorrem às vezes correções, borraduras e pequenos acréscimos, feitos pelo A. O estilo contém muitos erros de ortografia, de transcrição (quando cópia de outros livros), de sintaxe, o que revela o pouco conhecimento da língua portuguesa do A.
    Existe também uma cópia muito posterior — pela caligrafia cremos que seja dos meados do século XIX — feita em um caderno de 77 páginas formato grande. Encontra-se também na Biblioteca Nacional, seção de Manuscritos - 31,25,24. A cópia é perfeitamente legível. Contém todo o texto do Epítome, mas tendo erros de transcrição, omissão de palavras, engano em certas datas e empregando ortografia de sua época.

    Fonte: CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da. Epítome da província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 296, p. 72s, 1972.

Como citar esta referência

CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da. Epítome da província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 296, p. 68-165, 1972.