Frei Matias (José Salvetti) nasceu em Ponterânica/Bérgamo/Itália. Veio ao Brasil em 1898. Em Barra do Corda, em Santo Antônio do Prata e, sobretudo em Canindé, exerceu seu ministério apostólico com zelo, conseguindo do Papa Pio XI o título de “Basílica menor” ao Santuário de São Francisco. Ao retirar-se do Ceará, chegou ao sertão de Carolina. Lá, com os demais frades contribuiu para reerguer a matriz que estava em ruínas. Em 1938voltou ao Ceará no convento construído no cume da serra de Guaramiranga e se tornou renomado floricultor. Na ocasião dos seus funerais os jovens, seus ex-alunos, consideraram grande privilégio poder carregá-lo nos ombros para a sua última morada. Faleceu aos 77 anos de idade.
-
Identificador:20633Nome:Fr. Matias de Ponterânica, OFMCapSexo:Data de nascimento:12/06/1869Data de ingresso:07/10/1890Data de falecimento:02/08/1946Lugar de nascimento: Itália, ITLugar de falecimento: Fortaleza, CEGrupo Religioso: OFMCap – Ordem dos Frades Menores CapuchinhosEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Referências Bibliográficas
Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdoCONFERÊNCIA dos Capuchinhos do Brasil. Fr. Matias de Ponterânica, OFMCap. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-matias-ponteranica-ofmcap. Acessado em: 31/01/2025.