Carregando...
Referência (documental ou bibliográfica)

  • Identificador:
    58813
    Título da referência:
    Epítome do que em breve suma contém a santa província de Nossa Senhora da Conceição da cidade do Rio de Janeiro
    Autor(es):
    CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da
    Instituição arquivística: BN, Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
    Código de referência:
    BN, Manuscritos - 01,01,07
    Lugar de produção/publicação: Lisboa, PT
    Data de produção/publicação:
    23/02/1730
    Notas sobre esta referência:

    Epitome do que em Breve Suma contem a S.ta Província de N. Sñar. da Conceipção da Cid.e do Ryo de Janr.° do Estado do Brazil... pelo... Fr. Apolinario da Conceipção Relegioso Leigo n.al de Lisboa e servo de todos. Anno 1730.

    O Epítome foi composto em Lisboa em 1730. É uma compilação de dados referentes aos conventos, hospícios e missões da Província da Imaculada Conceição. Os primeiros parágrafos tratam da fundação da Ordem, da vinda dos primeiros franciscanos ao Brasil e da fundação das duas Províncias brasileiras. Em seguida o A. trata sistematicamente casa por casa, dando uma descrição da cidade em que está fundada, história da fundação, descrição da casa e da igreja, frades de virtude que nela viveram ou se acham sepultados.
    O original MS do Epítome se encontra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, seção de Manuscritos - 01,01,07. No Catálogo da Exposição de História do Brasil [publicação original de 1881] tem o nº 9.373. O MS está bem conservado; o texto é perfeitamente legível, salvo um bom número de páginas branqueadas, de leitura difícil por estar a escrita quase apagada.
    O MS mede 14x19 cm. Compõe-se de quatro folhas não numeradas pelo A. — mas numeradas recentemente com algarismos romanos — contendo título, dedicatória e prólogo: seguem 195 páginas — das quais as páginas 191-195 não estão numeradas — contendo o texto todo do Epítome, com o índice e o aditamento. A assinatura do A. ocorre duas vezes (p. 187 e p. 191). O Índice e o breve aditamento estão escritos em caligrafia cursiva, pelo próprio A., em data posterior (1743, segundo se deduz da última frase).
    Ocorrem às vezes correções, borraduras e pequenos acréscimos, feitos pelo A. O estilo contém muitos erros de ortografia, de transcrição (quando cópia de outros livros), de sintaxe, o que revela o pouco conhecimento da língua portuguesa do A.
    Existe também uma cópia muito posterior — pela caligrafia cremos que seja dos meados do século XIX — feita em um caderno de 77 páginas formato grande. Encontra-se também na Biblioteca Nacional, seção de Manuscritos - 31,25,24. A cópia é perfeitamente legível. Contém todo o texto do Epítome, mas tendo erros de transcrição, omissão de palavras, engano em certas datas e empregando ortografia de sua época.

    Fonte: CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da. Epítome da província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 296, p. 72s, 1972.

Como citar esta referência

BN, Fundação Biblioteca Nacional – Brasil, BN, Manuscritos - 01,01,07, CONCEIÇÃO, Frei Apolinário da, Epítome do que em breve suma contém a santa província de Nossa Senhora da Conceição da cidade do Rio de Janeiro, Lisboa, 23/02/1730.

Franciscanos/as relacionados