Carregando...
Configuração Institucional de Ordem, Instituto, Irmandade

  • Identificador:
    15529
    Nome da Instituição:
    OFS - Venerável Ordem Terceira da Penitência do Convento da Paraíba
    Data inicial:
    1589 c.
    Lugar de sede: João Pessoa (Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves), PB
    Notas sobre esta configuração institucional:

    De acordo com Jaboatão, Orbe Seráfico, Segunda Parte, 336-338:

    336. Dos livros, que tem a Ordem Terceira deste convento não consta quando nele tivesse princípio, como também se não acha sobre isto assento algum nos desta Província; mas, por outros particulares se colhe, que se o não teve logo, que se fundou o mesmo convento, não se passaram muitos anos; porque do sumário, que tirou por toda a Custódia Fr. Jácome da Purificação sobre a virtude de alguns religiosos, de que já se deu notícia em outra parte, consta, que no de 1648, em que foi tirado, era não só síndico da casa da Paraíba, mas também seu Irmão Terceiro Francisco Camelo Valcacer, morador no seu Engenho dos Reis; e sendo isto verdade, pois consta por instrumento jurado, também o deve ser, que no referido de 1648, haviam já mais anos, que não só este, mas outros muitos irmãos tinha ali a Venerável Ordem, e se não começaram logo nos princípios da casa, não seria muito depois. Fora desta certeza, que nos dá aquele instrumento de haverem Irmãos Terceiros na Casa da Paraíba nos seus princípios, não se encontra outra mais até o ano de 1704, em que se acha um assento na mesma Ordem, no qual se diz, que aos três dias do mês de setembro daquele ano foi acordado em Mesa se fizesse a capela da Ordem, sendo Ministro José Soares, Vice-Ministro o P. Tomé Gomes, e comissário o P. Guardião Fr. Basílio do Sacramento, que neste tempo, explica o tal assento, eram os guardiães das casas os comissários da Ordem. Não consta porém, quando se lhe desse princípio, nem se dissesse nela a primeira missa. É consagrada às chagas do Seráfico Patriarca, que tomaram por titular, e veneram no altar mor da sua capela. É esta de bastante corpo, com arco de talha, e grades para o da nossa igreja, à parte do Evangelho. Tem sacristia por detrás da capela mor, e por cima uma boa varanda, que lhe serve de consistório. Para este se sobe por uma escada pela parte de fora, que responde ao convento, e por ali hão de levantar ainda a sua via-sacra a comunicar-se com a nossa, pela qual entramos para a sua igreja por uma porta travessa, que para ela dá passagem aos religiosos, quando vão à assistência das suas funções.

    337. Tem hoje já concluída a sua casa de exercícios para a qual se passa da sua sacristia pela parte que corresponde à cidade. Tem de fundo cento e vinte e seis palmos, e quarenta e sete de largo, e pelo fundo dela, que é subterrâneo um carneiro, ou cemitério com dez sepulturas, cinco por cada lado em forma de capelas, e por cima todo de abóboda com escada de pedra, que para ele desce, e se lhe lançou a primeira no seu alicerce a vinte de maio de 1748, sendo comissá¬rio da Ordem o Irmão pregador Fr. Manuel das Chagas, Ministro o R. Cura do Taipu José de Andrade Sousa, e Vice-Ministro Domingos Batista Siqueira.

    338. No ano de 1749, dia 19 de fevereiro se fez a primeira procissão de cinza desta ordem, com quatorze andores muito bem preparados, sendo comis¬sário, o Mestre Fr. Anselmo da Apresentação, Ministro o Sargento Mor Nicolau de Faria Franco, e Vice-Ministro o sargento mor Jacinto Teixeira Mendes.

como citar este conteúdo
SATLER, Fabiano Aguilar. OFS - Venerável Ordem Terceira da Penitência do Convento da Paraíba. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/ofs-veneravel-ordem-terceira-da-penitencia-do-convento-da-paraiba. Acessado em: 18/01/2025.