A construção do ginásio orçada em 1.200 contos de reis já bem adiantada quando se nos deparou uma dificuldade de tais proporções que se tornava quase impossível a realização da proposta do Governo. Desde o princípio das conversações a Ordem estipulou a condição de que o ginásio fosse um estabelecimento de ensino freqüentado exclusivamente por homens. Contudo o Governo exigiu depois que o ginásio fosse um educandário misto. O Governo foi informado que neste caso não poderíamos aceitar a direção do ginásio. Afinal foi encontrada uma resolução satisfatória para ambos os contraentes de maneira que os nossos princípios contra o ensino misto prevaleceram e que foi providenciado também no ensino secundário feminino de Pará de Minas.
A Congregação religiosa das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, com casa matriz em Araguarí se prontificou a encarregar-se com o ensino secundário feminino. Por isso o ginásio foi dividido em duas seções estando ambas sob a mesma direção mas tendo cada uma o seu próprio corpo docente e seu próprio prédio. Assim foi removido o obstáculo que nos impedia aceitar a direção do ginásio.
No dia 6 de abril começou a funcionar o ano letivo no ginásio de Pará de Minas, que se chama Ginásio São Francisco
Os lentes são os seguintes: Frei Lourenço van Veen, Frei Pedro Schretlen, Dr. Olavo Vilaça, Dr. Silvino Moreira dos Santos, Farm. Mário Luiz Silva, Dr. Geraldo Simplício Machado, Dr. Rossini de Carvalho Teixeira, Prof. José Morais Batista, Sarg. Daniel de Oliveira Barbosa, Prof. Emílio Eichler e as Irmãs.
Devido ao horário duplo estamos lecionando quase o dia todo. Desde as 7 horas da manhã até 4 e meia da tarde. Este horário é só provisório. O novo prédio do ginásio em construção será freqüentado exclusivamente por homens. A seção feminina ficará no prédio antigo, até as Irmãs abrirem um novo prédio perto do Ginásio S. Francisco. Isso, porém, levará talvez uns dois anos. Caso as duas seções prosperem alcançando um grande número de alunos, podem se desenvolver em dois ginásios independentes.
O prédio em que está funcionando atualmente o ginásio é um hotel espaçoso adaptado às condições dum educandário. Antes da nossa entrada o edifício estava bem estragado, mas o Exmo. Sr. Prefeito, irmão do Governador, mandou fazer os consertos necessários e um retoque geral. Neste prédio moram as irmãs que tem cinco alunas internas. Lá se acham também na diretoria e a sala onde os Padres tomam as refeições aprontadas pelas Irmãs. Os Padres moram numa casa pequenina que dá bem para dois mas não para três. Portanto não há lugar para hóspedes a não ser que durmam no banheiro ou sobre o soalho. Caso venha um franciscano, ele poderá pernoitar na casa paroquial e almoçar no ginásio, porque o vigário vai ao hotel na hora das refeições. Não podendo nenhum de nós fazer companhia a hóspedes por causa do excesso de serviço, ele ficará entregue a si mesmo salvo aos domingos e feriados, dias em que estamos livres visto ser o ginásio um externato.
A construção do novo prédio está bem adiantada. A laje de cimento do primeiro andar está pronta e agora estão trabalhando febrilmente no segundo andar que em breve chegará a uma boa altura. O construtor fará todo o possível para dar pronto o ginásio no fim deste ano. Queira Deus que não haja falta de ferro, senão ficará paralisado por certo tempo o serviço. Felizmente o Governador anseia ver a terminação da obra. O novo prédio está situado próximo à estação e do trem avista-se em letras claras sobre fundo preto o nome do nosso estabelecimento: Ginásio S. Francisco.
Alguns frades que trabalharam no Colégio São Francisco: Frei Lourenço van Veen, diretor, Frei Pedro Schretlen, professor e mestre de disciplina. Frei Manuel Smeltink como professor, Hilário Verhey, diretor espiritual, Godeberto Crijs, prefeito de disciplina e professor, Alexandre Noordeloos, professor.
O Colégio São Francisco de Assis funcionou como colégio particular da Província Santa Cruz até novembro de 1966, quando os trabalhos foram encerrados e os prédios e terrenos foram devolvidos ao Estado de Minas Gerais, proprietário legítimo dos mesmos.
No dia 17 de abril de 1966, foi instalada a Paróquia São Francisco de Assis. O seu primeiro
Pároco foi Frei Leopoldo Lafeber.
O atual pároco é Frei Francisco Duarte Júnior.
No Congresso Capitular realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2006 ficou decidido a devolução da Paróquia São Francisco de Assis de Pará de Minas.
Na eucaristia celebrada no dia 5 de janeiro de 2007, a comunidade paroquial se despediu dos frades que lá viveram e trabalharam desde 1943. A posse do novo pároco, Pe. Amarildo José de Melo, aconteceu no dia seguinte.
Fonte: RSC 1942, p. 99-101
Por Frei Augusto Uiterwaal
Fonte: RSC 2006, 191-196 e 262
Fonte: RSC 2007, p.6.