Nasceu Frei Jacinto Becker aos 12 de setembro de 1877, em Krunkel, diocese de Tréveris, Alemanha, e com 17 anos recebeu o hábito de São Francisco. Veio como noviço, com mais 51 confrades para a Bahia, isto em 10 de julho de 1894. Foi o quinto grupo missionário que veio para o Brasil. A título de curiosidade damos dos integrantes desta leva: 2 sacerdotes; 1 diácono; 11 filósofos; 24 noviços estudantes e 14 irmãos religiosos leigos. Depois de ordenado sacerdote aos 21 de dezembro de 1902, em Curitiba, PR, foi lá mesmo, pelo espaço de 10 anos, professor na "Deutsche Knabenschule" (mais tarde: Colégio Bom Jesus). Após essa temporada trabalhou com grande zelo na cura de almas, na paróquia de Santo Amaro do Cubatão (agora: Santo Amaro da imperatriz, SC). Uma grave enfermidade do estômago e dos pulmões obrigou-o a procurar auxílio médico primeiramente em Blumenau, SC, e depois em Florianópolis, SC. Nesta cidade, apesar de sua extrema franqueza ajudou ainda na escola paroquial, até que no início de outubro de 1917, o crescente agravamento da doença o prendeu à cama. Repetia então frequentemente: "Eu vou morrer. O Senhor me deu a vida, agora Ele a pede de volta, e eu lhe devolvo de todo o coração". No seu quarto de doente armaram um altar, onde diariamente, na parte de manhã, era celebrada a Santa Missa. Dela participava com grande piedade e recebia a Santa Comunhão. Veio a falecer a 23 de outubro deste mesmo ano, durante a elevação da missa, missa à qual estavam presentes os confrades da casa e também o Vigário Geral da diocese. Pouco depois do seu pensamento, o Sr. Bispo diocesano Dom Joaquim Domingues de Oliveira (1914-1967), compareceu ao convento, prometendo celebrar a missa de sétimo dia. O último número do "Kompass" (A Bússola, jornal católico publicado em língua alemã, em Curitiba, desde 1902 e que foi empastelado poucos dias depois devido à declaração do estado de guerra entre o Brasil e o Império Alemão), em 26.10.1917, escreveu: "Todos aqueles que tiveram a ventura de conhecer mais de perto o bondoso e zeloso sacerdote Frei Jacinto Becker, lamentam sua morte prematura e dele guardarão grata recordação".
Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 83.
-
Identificador:57205Nome:Fr. Jacinto Becker, OFMSexo:Data de nascimento:12/09/1877Data de falecimento:23/10/1917Lugar de nascimento: Alemanha, DELugar de falecimento: Florianópolis, SCGrupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdoJEILER, Inácio. Fr. Jacinto Becker, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-jacinto-becker-ofm. Acessado em: 07/02/2025.