Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10319
    Nome:
    Fr. Antônio de São José, OFM (vulgo Carelinha)
    Sexo:
    Data de ingresso:
    07/12/1732
    Data de falecimento:
    12/02/1793
    Lugar de nascimento: Porto, PT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, europeu. No século se chamava Antônio José de Souto, natural do Bispado do Porto. Filho legítimo de Manuel Fernandes Souto e de sua mulher Ana Josefa Valladares, ambos naturais do Conto de São João da Foz do mesmo bispado. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Luís de Santa Rosa. Tomou o hábito para frade do coro no Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, aos 7 de dezembro de 1732, sendo guardião Fr. José do Desterro. Professou no mesmo convento, sendo guardião Fr. José de Jesus Maria, aos 8 de dezembro de 1733. Com patente do Ministro Provincial Fr. José do Nascimento foi ordenado sacerdote em Lisboa, no ano de 1738. Conferiu-lhe as Ordens Menores o Cardeal Patriarca Dom Tomás de Almeida, e as de subdiácono, diácono e presbítero Dom Fr. Valério do Sacramento, bispo de Angra, com licença do referido Cardeal Patriarca. Pelo Ministro Provincial Fr. Francisco das Chagas foi admitido ao estudo de filosofia no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sendo mestre Fr. Pedro Nolasco de São Francisco. Saiu eleito confessor de seculares na congregação intermédia de 11 de fevereiro de 1747, e pregador na congregação intermédia de 21 de fevereiro de 1750. Nesta mesma congregação o nomearam porteiro do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Serviu de Comissário de Terceiros no Convento de Santo Antônio de Santos e no de São Bernardino da Ilha Grande (Angra dos Reis). Na congregação intermédia de 21 de abril de 1759 foi eleito presidente do Convento de São Francisco de Vitória. Foi nomeado porteiro para o Convento do Senhor Bom Jesus da Ilha nas congregações intermédias de 30 de julho de 1774 e de 22 de fevereiro de 1783, bem como nos capítulos de 21 de agosto de 1784 e de 25 de agosto de 1787. Enfermando gravemente se recolheu do Convento do Senhor Bom Jesus da Ilha à enfermaria do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, onde, algum tempo depois de tomar os sacramentos, faleceu e foi sepultado em 12 de fevereiro de 1793. Jaz sepultado na quadra dos religiosos.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 882.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Antônio de São José, OFM (vulgo Carelinha). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-antonio-sao-jose-ofm-vulgo-carelinha. Acessado em: 07/02/2025.