Esta pesquisa trata dos diferentes modos pelos quais os irmãos das Ordens Terceiras do Carmo e de São Francisco viveram a religiosidade destas congregações fundada no modelo do Cristo sofredor, em Minas Gerais no período colonial. Com esse objetivo, e afim de compreender a relação entre a vida cotidiana dos Irmãos e a vida na congregação, foram analisadas as estruturas administrativas das Ordens Terceiras, a passagem pelo Noviciado, o envolvimento dos Irmãos na produção das festas religiosas, o modo como eles se preparavam para a morte e os cuidados tomados para a vida no além. O presente trabalho centrou sua pesquisa no estudo das Ordens Terceiras do Carmo e São Francisco das antigas vilas de São João del-Rei e Vila Rica.
-
Identificador:20793Tipo:Tipo de Referencia Bibliográfica:Título de la referencia:Pela salvação de minha alma: vivência da fé e vida cotidiana entre os irmãos terceiros em Minas Gerais – séculos XVIII e XIXAutor(es):EVANGELISTA, Adriana SampaioNotas sobre esta referencia:
Cómo citar esta referência
EVANGELISTA, Adriana Sampaio. Pela salvação de minha alma: vivência da fé e vida cotidiana entre os irmãos terceiros em Minas Gerais – séculos XVIII e XIX. 2010. 337 f. Doutorado (Ciência da Religião) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.