Loading...
[[nd_div vertical_align="0" text_align="center" different_values="0"]
Lugar de presencia y acción

  • Identificador:
    11970
    Descripción:
    OFM/PSC Casa e Paróquia Franciscana São Francisco
    Tipo de presencia:
    Fecha inicial:
    1944
    Fecha final:
    1966
    Notas sobre este lugar de presencia/acción:
    Há já muito tempo desejávamos uma residência em Porto Alegre, que, embora os Padres Jesuítas sempre nos recebam e hospedem de muita boa vontade, contudo, ser dependente da hospitalidade de gente estranha, sempre é menos agradável.

    Pois bem, há pouco o Sr. Arcebispo de Porto Alegre, por espontânea vontade, ofereceu aos Franciscanos, na capital, a paróquia de São Francisco de Assis. Fica ela num bairro operário, contando 8-10 mil almas. A paróquia tem uma igreja provisória e uma casa paroquial que por enquanto serve para dois padres. Há possibilidade de ampliá-la.

    Temos, pois, casa própria em Porto Alegre, onde frei João (Brouwer), o primeiro vigário, com a sua conhecida bondade, se põe à disposição dos confrades.

    Frei João tomou posse no dia 6 de janeiro. Por enquanto fica sozinho, mas aos domingos terá um auxiliar em frei Ildefonso (Wouters) que dá conferências em várias casas de religiosas em Porto Alegre.

    Frei João, na Revista Santa Cruz de 1945, nos narra algumas características de sua nova paróquia, que transcrevemos abaixo:

    Paróquia de São Francisco de Assis - Os Franciscanos virão para Porto Alegre. Foi essa a grande nova entre diversos católicos de Porto Alegre no mês de dezembro de 1944. A Rádio, na hora católica, nos domingos 17 e 24 de dezembro, avisou com grande satisfação a próxima vinda dos filhos de São Francisco para a paróquia São Francisco de Assis. Durante 13 anos a paróquia de São Francisco foi administrada pelos Padres Seculares. Como a Cúria Metropolitana resolveu agora, inesperadamente, oferecer a paróquia ao Frades Franciscanos, ninguém compreende, mas não importa. É um fato, estamos em Porto Alegre. No dia 6 de janeiro, antes da Missa de nove e meia, o primeiro Vigário Franciscano tomou posse. Não obstante sábado, num bairro de operários, havia muita gente na Igreja. Depois da Missa cumprimentos, felicitações, boas vindas, etc. Fomos muito bem recebidos tanto pelo povo quanto pelo clero secular. Em poucas palavras, agora o histórico da fundação da paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre. Crescendo ano por ano, a população da vasta Paróquia de Santo Antônio do Partenon, fazia-se sempre mais sentir a necessidade de ser dividida, para que a assistência espiritual de seus moradores fosse mais eficiente. Além disso, a Matriz de Santo Antônio do Partenon, por achar-se situada num alto, é de penoso acesso. Por estes motivos o Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano Dom João Becker, de acordo com o Revmo. Padre Germano de Saint-Six O.M.C., d.d. Vigário de Santo Antônio, achou por bem criar nova paróquia; e sendo a rua Sant'Ana, a principal, que corta esta parte da cidade que abrangeria a nova paróquia, esta se denominaria Paróquia de Sant'Ana. Ocorrendo, porém, em 1926 o sétimo centenário da morte do glorioso Poverello de Assis, o Exmo. Sr. Arcebispo para solenizar este acontecimento, resolveu mudar a denominação acima, para de Paróquia de São Francisco de Assis. Depois de algumas dúvidas sobre qual seria o local mais apropriado, adquiriu-se o atual terreno que se compõe de seis lotes, com trinta metros de frente para a Rua Domingos Crescêncio, e cinquenta e cinco metros de frente para a Rua São Luís, pela importância de Cr$ 22.320,00. O construtor Antônio Mascarelo fez a planta de uma igreja provisória de 25 metros de comprimento, 10 metros de largura e 5 e meio de altura, tendo nos fundos outra construção com 9 metros de comprimento e 10 de largura, que serve de residência paroquial. A igreja é rebocada interna e externamente, com imponente fachada, com simples mas bela pintura, com mosaicos na parede correspondente ao altar e guarda-respeito.

    Olhando no mapa se vê que a paróquia está situada bem no centro de Porto Alegre, embora não no centro comercial.

    A paróquia se compõe - não sei ainda - de quantas casas. Difícil é precisar sem um recenseamento o número dos seus habitantes, mesmo porque, devido à crise tremenda que se faz sentir, é muito frequente morar mais de uma família numa só casa. Os meus ilustres antecessores calcularam a paróquia em 9 ou 10 mil almas.

    Há relativamente a outros bairros poucos estrangeiros, sendo pronunciado o elemento de cor. A grande maioria se compõe de operários, gente boa, pobre e humilde.

    Quanto à religião pode-se afirmar que há muitas aves de diversas plumagens: espiritistas, adventistas, metodistas, batistas, etc.etc. Na frente da nossa Igreja há uma pequena capela metodista.

    O povo em geral é bom, simples e procura muito o Padre. Tem muito respeito para com o Padre. Ninguém me deu ainda uma vaia. Grande diferença com Pelotas, onde era impossível passar na rua sem receber vaias. A Igreja está bem no meio do povo miúdo, mas não temos exclusivamente gente miúda. Não. Uma parte das avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Azenha, todas calçadas com faixa de cimento, pertencem também à paróquia. A Rua Sant'Ana, também com faixa de cimento, é muito movimentada e quase exclusivamente lojas pequenas e mercadinhos (Judeus).

    Uma grande parte da paróquia não tem calçadas nem calçamento de espécie alguma, tornando-se algumas ruas verdadeiros pantanais quase intransitáveis nas épocas das chuvas. Consta que em breve vai ser canalizado o riacho (aliás, já estão trabalhando na canalização) mas uns 400 metros longe da divisa com a paróquia. Este melhoramento feito, vamos ter também rede de esgotos.

    Dentro do perímetro da paróquia há um Grupo Escolar modelo, Inácio Montanha, que funciona em 3 turmas com 40 professoras e frequentado por umas 1000 crianças. Na divisa com a paróquia Santa Cecília (mas dentro da paróquia Santa Cecília) outro grupo frequentado quase exclusivamente por crianças da nossa paróquia. Os Irmãos Maristas têm na paróquia vizinha dos Padres Capuchinhos um colégio para meninos e depois há ainda algumas escolas particulares. Estamos, pois, muito bem servidos. Quando foi fundada a paróquia não havia grupo modelo, nem colégio de Irmãos, mas apenas algumas escolas particulares. Foi então fundada no terreno da igreja uma pequena escola paroquial, denominada São Francisco de Assis (um salão de madeira). Agora que temos muitos colégios, colégios bons e gratuitos, o colégio paroquial vai sempre mais por atrás e é quase impossível mantê-lo. Quando a Cúria fechar o colégio, poderá o salão servir muito bem como salão de teatro para o Núcleo do Círculo Operário e para as reuniões das Associações religiosas.

    Associações religiosas:

    Apostolado dos Homens com pouca vida.

    Apostolado das Senhoras com muita vida.

    Filhas de Maria, grupo não muito grande, mas bem unido (40).

    Uns 10 Vicentinos.

    Obras das Vocações sacerdotais.

    Da Ação Católica: Benjamins (20).

Configurações Institucionais relacionadas
cómo citar este contenido
SATLER, Fabiano Aguilar. OFM/PSC Casa e Paróquia Franciscana São Francisco. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/ofmpsc-casa-e-paroquia-franciscana-sao-francisco. Accedido en: 19/01/2025.