Frei Marcelino (Ernesto Oriani) é natural de Cusano Milanino/Milão/Itália. Chegou ao Brasil em 1906. Professor no Colégio de Canindé. Excelente orador tanto para os intelectuais como para o povo simples. Grande mestre de Missões Populares. Foi Pároco no Anil. Pregou no Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e em outros Estados do Brasil, por solicitação dos Bispos Diocesanos. Deu particular atenção às vocações nativas. Em Belém e Fortaleza, fundou os “Círculos operários”. Atingido pela hanseníase, retirou-se no Sítio São Francisco na periferia de Fortaleza e lá não somente deu prova de coragem em aceitar a progressiva mutilação de seus membros e, sobretudo, dos olhos. Foi apagando-se modestamente, longe de todos. Ele, que tinha feito acorrer multidões de pessoas, teve modestíssimo enterro, do qual poucas pessoas participaram. Assim Deus quis. Faleceu aos 58 anos de idade.
-
Identificador:20631Nombre:Fr. Marcelino de Cusano Milanino, OFMCapSexo:Fecha de nacimiento:06/09/1882Fecha de entrada:16/09/1897Fecha del fallecimiento:30/12/1940Lugar de nacimiento: Itália, ITLugar del fallecimiento: Fortaleza, CEGrupo Religioso: OFMCap – Ordem dos Frades Menores CapuchinhosEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Referencias Bibliográficas
Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenidoCONFERÊNCIA dos Capuchinhos do Brasil. Fr. Marcelino de Cusano Milanino, OFMCap. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-marcelino-cusano-milanino-ofmcap. Accedido en: 19/01/2025.