Loading...
Franciscano/a

  • Identificador:
    11084
    Nombre:
    Fr. Lúcio de Santa Leocádia, OFM
    Sexo:
    Fecha de entrada:
    25/08/1813
    Fecha del fallecimiento:
    1836 c.
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, brasiliense. No século se chamava Lúcio Inácio Coutinho de Proença, natural e batizado na freguesia de São José da cidade do Rio de Janeiro. Filho legítimo de 1 Inácio Coutinho de Proença, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Guia (de Pacobaíba), bispado do Rio de Janeiro, e de sua mulher Quintiliana Joaquina de Vasconcellos, natural da cidade do Rio de Janeiro. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Alexandre de São José Justiniano (1811-1814). Tomou o hábito no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, a 25 de agosto de 1813, sendo guardião o Pe. Mestre Fr. Francisco de São Carlos. Professou no dito convento e nas mãos do mesmo guardião, a 1º de setembro de 1814, tomando por nome Fr. Lúcio de Santa Leocádia. Foi ordenado sacerdote pelo Exmo. Sr. Dom José Caetano da Silva Coutinho (1836-1833), 8º bispo do Rio de Janeiro. No capítulo celebrado a 18 de abril de 1818 foi instituído confessor de seculares e admitido ao estudo de filosofia no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Foi admitido ao estudo de teologia no capítulo celebrado a 23 de outubro de 1821. Na congregação intermédia de 26 de abril de 1823 foi nomeado pregador. Em dezembro de 1823 foi servir de capelão em uma das embarcações da Esquadra Brasileira em virtude da portaria da Secretaria de Estado, que teve o Ministro Provincial Fr. Ângelo de São José Mariano (1821-1823), para nomear um Religioso. No capítulo celebrado a 5 de fevereiro de 1825 foi eleito presidente do Convento de Nossa Senhora da Penha; não exerceu este emprego, por estar embarcado na Armada. Na congregação intermédia de 5 de agosto de 1826 saiu eleito presidente do Convento de São Francisco da Vitória; emprego que não exercitou. No capítulo celebrado aos 9 de agosto de 1828 elegeram-no presidente do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro; não exercitou este emprego. Segundo o Elenco serviu de capelão do hospital de Macacu, sendo dispensado em 25 de agosto de 1829. Estando em casa de sua irmã com licença Imperial na freguesia de Nossa Senhora da Guia (de Pacobaíba), ai faleceu tendo recebido todos os sacramentos. Está sepultado na quadra dos religiosos do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1217.

    Ano de falecimento igual ou posterior a 1836.

Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenido
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Lúcio de Santa Leocádia, OFM. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-lucio-santa-leocadia-ofm. Accedido en: 18/01/2025.