Loading...
Franciscano/a

  • Alt
    Identificador:
    20717
    Nombre:
    Fr. José de Cassana, OFMCap
    Sexo:
    Fecha de nacimiento:
    14/02/1855
    Fecha de entrada:
    14/09/1877
    Fecha del fallecimiento:
    19/01/1930
    Lugar de nacimiento: Cassana, IT
    Lugar del fallecimiento: Taubaté, SP
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Frei José de Cassana (Faustino Comini) nasceu em Cassana (São Tiago) aos 14 de fevereiro de 1855. Era filho de José e Brígida Comini. Vestiu o santo hábito aos 14 de setembro de 1877. Profissão simples no ano seguinte, aos 18 de setembro; solene, aos 21 de setembro de 1881.
    Dez anos depois, ainda, jovem, partia para o Brasil juntamente com seus colegas sacerdotes Frei Daniel de Santa Maria e Frei Virgílio de Breguzzo, aqui chegando aos 27 de agosto de 1891.
    Residiu em todos os conventos da Missão, edificando a todos pelo espírito de oração, de obediência e de trabalho, sempre observante das mínimas determinações da Regra.
    Como um dos primeiros missionários, além das tarefas executadas em favor das fraternidades (sacristia, portaria etc.), Frei José acompanhava os Sacerdotes em suas peregrinações missionárias. Já em 1903, com o veterano Frei Bernardino, percorreu a antiga paróquia de Rio Preto, à procura de um local para abrir residência que fosse posto avançado para a Catequese indígena em nosso Estado. Dessa excursão resultou o princípio de trabalho em Campos Novos de Paranapanema.
    Posteriormente, de 6 a 16 de julho de 1908 percorre com Frei Boaventura as regiões de Itapura, passando grande perigo na travessia do Tietê, como foi escrito no histórico sobre as tentativas de Missões Indígenas. Aos 25 de outubro de 1908 está com o mesmo Frei Boaventura e Frei Sigismundo de Canazzei na primeira Missa celebrada por Frei Bernardino de Lavalle na antiga Santa Cruz do Avanhandava, atual Penápolis.
    Ainda hoje Frei José é lembrado em Penápolis pelos mais antigos moradores e primeiros alunos dos frades na antiga escolinha São Francisco que funcionava na primitiva casa de tábuas, ainda existente. Descrevem ainda Frei José como o carpinteiro, o marceneiro, encanador, eletricisita, a receber e a cuidar com esmero daqueles crianças que recebiam as primeiras letras.
    Como registrou “Anais Franciscanos”, Frei José “foi de uma abnegação rara e de uma dedicação a toda prova pelos interesses da Ordem. Com grande conformidade recebeu a dura provação de uma moléstia pertinaz que o reteve no leito por longos meses.
    “Confortado pelos sacramentos e assistido por todos os religiosos, expirou na manhã de 19 de janeiro de 1930, em Taubaté.

    “Morreu como viveu, coração puro e leal, temente a Deus e caritativo para com todos”. (março de 1930, p. 32).

    Nosso confrade residiu nas seguintes casas: Piracicaba, em 1891; Taubaté (1894); São Paulo, Penápolis (1908). Depois reside novamente em Piracicaba e em Taubaté, onde veio a falecer.
    Frei José esteve presente também nas missões do Rio Verde e Das marrecas (1912 a 1914).

    Referindo-se a Frei José e seus companheiros, um ex-aluno da primitiva Escola ainda na Casa de Tábuas, Sr. Lírio Ribeiro de Barros declarou com espontânea simplicidade: “Era muito bom, muito bom mesmo, muito mesmo, mas muito, mas muito mesmo”. Foi em 1982 e ele tinha 82 anos. Lembrou-se detalhadamente da “vidinha” dos primeiros alunos com os capuchinhos, no longínquo 1908, na humilde Escola, Casa e Igreja de Tábuas... (Penápolis)

Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenido
CONFERÊNCIA dos Capuchinhos do Brasil. Fr. José de Cassana, OFMCap. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-jose-cassana-ofmcap. Accedido en: 19/01/2025.