Loading...
Franciscano/a

  • Alt
    Identificador:
    20710
    Nombre:
    Fr. Inácio de Rovereto, OFMCap
    Sexo:
    Fecha de nacimiento:
    10/10/1855
    Fecha de entrada:
    14/10/1873
    Fecha del fallecimiento:
    06/02/1927
    Lugar de nacimiento: Rovereto, IT
    Lugar del fallecimiento: Trento, IT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Frei Inácio (Albino Zanolli) nasceu aos 10 de outubro de 1855. Era filho de Francisco e de Luísa Zanolli.

    Vestiu o santo hábito aos 14 de outubro de 1873. Primeira profissão a 14 de outubro de 1874. Profissão solene a 14 de outubro de 1877. Ordenação a 14 de julho de 1878.
    Frei Inácio foi Provincial de Trento, de 1898 a 1901.

    Aos 7 de junho de 1900, após 24 dias de viagem chegava a São Paulo para uma visita canônica e teve oportunidade de sentir de perto o que viviam seus devotados súditos por estas regiões. Em agosto voltava para Trento, levando consigo Frei Luís de São Tiago que posteriormente, em 1902, deixaria o Brasil, após ter lançado os fundamentos da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria.
    Lá chegando, Frei Inácio fez completo relatório ao Geral sobre a visita que fizera, ressaltando:

    “Pude admirar a abnegação, a vida de sacrifício daqueles bons religiosos. Estão continuamente ocupados, na escola, no apostolado, na cidade,... nos distantes e extensos sítios e matas... Por isso, quase não se pode entender como conseguem manter inalterável a mais exata observância regular exigida numa casa de Noviciado (em Piracicaba). Ali pude ver de perto a vida missionária e ter uma idéia precisa das fadigas dos confrades... Por mais longo que seja o dia e até parte da noite, o trabalho é contínuo e tão grande que deixa a gente totalmente prostrado, o que quase não se nota, pois fica-se muito bem compensado com o afeto e docilidade daqueles pobres filhinhos que ouvem a Palavra do Sacerdote... com a edificação com que todos participam dos sacramentos, com o desvelo em pôr em ordem seus Matrimônios realizados como Deus quer e muitas vezes como não quer.
    “Jamais esquecerei os dias de grande fadiga, sim, mas também de grande consolação pelo bem que fizemos àqueles pobres abandonados que bem o sabem valorizar”...
    O provincial se refere aí, a uma visita que fez a um dos sítios de Piracicaba. Relata também o trabalho desenvolvido em São Paulo e em Taubaté.
    Oito anos mais tarde, a 20 de dezembro de 1908, Frei Inácio chegava, em companhia do Comissário Frei Camilo de Valda, para trabalhar por aqui. Foi professor de Teologia em Piracicaba, onde também foi guardião, de janeiro de 1909 a junho de 1910.
    Sua permanência aqui foi breve, pois nesse mesmo mês de junho voltava para a Europa. Ao que parece era um tanto nervoso, pois os estudantes se rejubilaram com sua partida.
    Faleceu na Província de Trento aos 3 de fevereiro de 1927.

    Além de trabalhar no Brasil, Frei Inácio trabalhou também por três anos na Mesopotâmia.

Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenido
CONFERÊNCIA dos Capuchinhos do Brasil. Fr. Inácio de Rovereto, OFMCap. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-inacio-rovereto-ofmcap. Accedido en: 19/01/2025.