Loading...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10542
    Nombre:
    Fr. Fernando de São José Menezes, OFM (var. Fernando de São José)
    Sexo:
    Fecha de entrada:
    19/05/1752
    Fecha del fallecimiento:
    17/07/1801
    Lugar de nacimiento: Minas Gerais, MG
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador e Ex-Ministro Provincial (1784-1787), brasiliense. Natural de Minas Gerais? Tomou o hábito no Convento de São Boaventura de Macacu, aos 19 de maio de 1752. Em 1760 o sacerdote Fr. Fernando de São José, estando no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, fez o batizado de um escravo do mesmo convento. Em 1763, estando em Minas Gerais «com justíssima causa de acuda extrema e bem manifesta necessidade em que viviam seus pais», foi aproveitado pelo Ministro Provincial Fr. Manuel da Encarnação para visitador e reformador de todas as Ordens Terceiras de Minas. Era presidente do Convento de Senhor Bom Jesus da Ilha em 1766. No Capítulo celebrado a 27 de janeiro de 1770 saiu eleito guardião do Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião. No Capítulo celebrado em 30 de janeiro de 1773 elegeram-no para guardião do Convento de São Francisco de São Paulo. Em 20 de dezembro de 1774 foi provisionado pároco da Aldeia de Itaquaquecetuba, SP, que fora Aldeia administrada pelos Padres da Companhia de Jesus. Lançou os últimos assentos no Livro de Batizados da dita Aldeia em 1778. Dele escreve em 1777 Dom Fr. Manuel da Ressurreição, bispo de São Paulo: «É pároco desta Aldeia de Itaquaquecetuba, Fr. Fernando de São José Menezes, religioso franciscano, sustenta-se das esmolas que pede. No tempo em que foram expulsos destes domínios os extintos Jesuítas, ordenou Sua Majestade que o Vice-Rei do Estado e Capitães Generais arbitrassem e dessem côngruas suficientes aos párocos que pusessem nelas os Ordinários. Entretanto, excetuando-se assim no Rio de Janeiro, nunca Dom Luís Antônio de Souza (governador de São Paulo) o quis fazer, ficando os sacerdotes nesta pura necessidade, e o ordinário sem poder achar quem se queira sacrificar a trabalho grande, sem ter que comer». Em 28 de maio de 1781 foi nomeado Definidor dm Mesa por breve do Núncio Apostólico. Saiu eleito Ministro Provincial no Capítulo celebrado em 21 de agosto de 1784. Governou a Província até o Capítulo de 25 de agosto de 1787. Promoveu pessoalmente a reedificação do Convento de São Luís de Itu. Foi mais tarde agraciado com o título e privilégios de Padre da Província. Tendo recebido todos ou sacramentos, faleceu da vida presente na enfermaria do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, a 17 de julho de 1801.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 956.

Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenido
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Fernando de São José Menezes, OFM (var. Fernando de São José). Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-fernando-sao-jose-menezes-ofm-var-fernando-sao-jose. Accedido en: 18/01/2025.