Brand, terra natal de Frei Donato Brirk, fica nas proximidades de Aquisgrana (Aachen), Alemanha, onde nasceu aos 19 de setembro de 1855, sendo o 12- de uma família de 13 filhos. Aprendeu na juventude o ofício de sapateiro que exerceu até o ano de 1879, quando assumiu o encargo de cuidar da propriedade rural da família. No ano de 1888, viajou na companhia da mãe, até o convento de Harreveld, Holanda, para visitar o filho e irmão caçula já então religioso franciscano, Frei Wigberto Birk. A vida claustral que ele presenciou ali pela primeira vez, lhe causou tão forte impacto, que na hora pediu admissão à Ordem, ficando logo lá, nem voltando mais para casa. Nos anos que se seguiram, o Padre Provincial da Saxônia Frei Gregório Janknecht soube entusiasmar os religiosos mais jovens para as missões estrangeiras, e assim ele, bem como seu irmão Frei Wigberto se apresentaram para cooperar na restauração da Ordem Franciscana no Brasil. Embarcaram no dia 11 de novembro de 1892 no porto de Bremen, Alemanha, rumo à nova pátria. Ficou ele poucos meses em Teresópolis (agora: Vila Teresópolis, SC), a primeira residência dos novos missionários, passando, em seguida para Blumenau, SC, e servindo de sapateiro para a comunidade local. Ali mesmo fez com seu irmão o noviciado para a Ordem Primeira. A partir de 1899 esteve Frei Donato nos conventos mais ao norte da Província, Petrópolis, RJ, e Quissamã, RJ, até que em 1912 foi para o convento de Santo Antônio, na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu até a morte. No ano de 1928 recebeu licença, para juntamente com o irmão, fazer uma viagem de férias para a Alemanha, após uma ausência de 36 anos. Depois do regresso, já então com 74 anos, as forças começaram a declinar, e com o passar do tempo, a falta de memória se fazia sentir bastante. Dia 23 de novembro ainda recebeu a Santa Comunhão com os outros irmãos da comunidade e passou o dia perambulando pelos corredores do convento, e descansando. Na madrugada do dia seguinte, 24 de novembro de 1932, um enfarte fulminante encerrou sua vida. O vigário conventual Frei Rogério Neuhaus ainda lhe administrou os santos óleos. Era na época o sênior dos irmãos religiosos da Província. Frei Donato foi um religioso discreto, que serviu ao Senhor com fidelidade até o fim da vida. Uma característica notável nele foi o seu gênio sempre alegre, e pronto para gracejar e cantar. Seu bom humor nunca abandou, nem mesmo em situações críticas. Durante toda a vida foi um amigo devotado da música e do canto. Mesmo idoso e achacado continuou a cultivar este gosto. Nada lhe dava mais prazer do que caminhar de lá para cá, na grande sala do atual auditório do convento (antiga cela de Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio +1830) cantarolando baixinho hinos religiosos, ou outros cantos conhecidos de antigamente.
Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 133.
-
Identificador:57228Nombre:Fr. Donato Birk, OFMSexo:Fecha de nacimiento:19/09/1855Fecha del fallecimiento:24/11/1932Lugar de nacimiento: Brand, DELugar del fallecimiento: Rio de Janeiro (Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro), RJGrupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenidoJEILER, Inácio. Fr. Donato Birk, OFM. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-donato-birk-ofm. Accedido en: 07/02/2025.