IN MEMORIAM
Crisógono van Veen, nasceu em 14 de janeiro de 1883, em Roterdam. Fez os estudos no ginásio de Megen, recebeu o hábito franciscano em 1902, fez a profissão solene em 1906, ordenou-se em 1909. Antes da sua vinda ao Brasil, foi coadjutor na igreja do Sagrado Coração de Jesus em Haarlem, chegando no Rio em 1922. De Cascadura foi transferido para Muzambinho; de Muzambinho para S. João del Rei, onde exerceu os cargos da professor no Ginásio S. Antônio de 1923-1932. Um ano ele esteve em Vila Sério, outro tanto em Cascadura e Cavalcante e em 1935 foi nomeado vigário da Colônia S Isabel, onde se deu com corpo e alma ao bem das vítimas do bacilo de Hansen.
Construiu a matriz da Colônia, erigiu uma estátua do Pe. Damião, o herói de Molocai, mas sobretudo elevou a vida religiosa da Colônia ao nível em que está.
Não foi pequeno seu esforço de defender a Colônia contra a infiltração anti-religiosa.
Santa Isabel lhe dedicará sua gratidão e os inúmeros admiradores do seu expansivo e generoso caráter por muitos anos o terão em memória saudosa.
Com Frei Crisógono desapareceu mais um filho de S. Francisco, humilde, operoso, carinhoso, que só espera recompensa no além-túmulo.
Fonte: Revista dos Franciscanos da Província Santa Cruz, 1942, p.95