A partir da página 133, o autor informa: Depoimentos antigos e preciosos que ainda não vimos invocados pelos que historiaram o regime servil brasileiro vêm a ser os dos missionários capuchinhos das famosas missões do Congo seiscentistas e setecentistas. Eram estes catequizadores quasi todos italianos e deixaram assás abundante literatura que o zêlo de seus irmãos de hábito está trazendo a lume de uns decênios para cá. Constitue esta bibliografia escusado é lembrá lo valioso manancial para o estudo da etnografia africana da costa atlântica equatorial sobretudo para o Congo e Angola. Em virtude da situação geográfica de sua zona de catequese tiveram estes missionários numerosos e assás extensos contactos com o Brasil, sobretudo com a Baía e Pernambuco. Em suas obras ocorrem diversas referências às questões do tráfico uma ou outra já divulgadas.
-
Identifier:20420Type:Type of Bibliographical Reference:Reference title:Subsídios para a história do tráfico africano no BrasilAuthor(s):TAUNAY, Afonso de EscragnolleNotes about this reference:
How to quote this reference
TAUNAY, Afonso de Escragnolle. Subsídios para a história do tráfico africano no Brasil. [s. l.]: Imprensa Oficial do Estado, 1941.