Pregador, Ex-Definidor, Ex-Custódio. Natural de Bretiandos, junto a Ponte de Lima, Arcebispado de Braga, e filho legítimo de Antônio Pereira de Vasconcelos e D. Catarina da Silva. A 5 de janeiro de 1562, contando 16 anos de idade, tomou o hábito no Convento de Viana do Castelo e professou em 14 de janeiro de 1563. Cursou a Universidade de Coimbra. Exerceu na Província de Santo Antônio os empregos de guardião e definidor. No capítulo de sua província, celebrado a 13 de março em Lisboa e presidido por Fr. Francisco Gonzaga, Ministro Geral da Ordem Seráfica, decretou-se a fundação da Custódia de Santo Antônio do Brasil. Como seu fundador e primeiro prelado (Custódio) foi constituído Fr. Melchior de Santa Catarina, “varão rico em virtudes e discrição, bem como eloquente pregador eclesiástico Partiu de Lisboa no dia 1º de janeiro de 1585, com 7 companheiros, aportando aos 12 de abril do mesmo ano no Pernambuco, cujo governador, Jorge de Albuquerque Coelho, solicitara a fundação de um convento em Olinda. Esteve à testa da Custódia até 1594. Nesse período aceitou 5 conventos, sendo o último o de São Francisco de Vitória, ES, e primeiro nas partes do sul. Deixou também encaminhada a fundação de um convento no Rio de Janeiro. Prova de seu zelo apostólico são ainda as 18 doutrinas que se instalaram entre os índios do norte. Embora desejasse permanecer no Brasil, as moléstias de que sofria obrigaram-no a retirar-se para a sua província em Portugal. Terminou a peregrinação terrestre já quase decrépito, mas sempre com entendimento claro, no Convento de Santo Antônio de Lisboa, onde jaz sepultado no claustro. Quanto ao ano do falecimento as fontes indicam datas discrepantes. Fr. Manuel da Ilha em sua Narrativa tem 1615. Jaboatão tem ora o dia do evangelista São Lucas, 18 de outubro de 1610, ora 1615, e ainda, 1618.
Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 013.
-----------------------
Na referência bibliográfica Livro de Óbitos da Província de Sto. Antônio - 1584-1957, de Fr. Menandro Rutten, tem a seguinte descrição:
Frade sacerdote, natural de Portugal. Foi o primeiro Prelado da nova Custódia de Santo Antônio do Brasil. Governou mais de 9 anos, depois retirou-se para Portugal, deixando aqui 5 conventos e 18 aldeias. Faleceu no dia 3 de junho de 1618.