Confessor, Ex-Definidor. Em 1609 certo Fr. João da Assunção era presidente do Convento de São Francisco de Vitória (cf. Fr. João da Assunção, OFM). No capítulo celebrado a 6 de agosto de 1639 foi eleito guardião do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Fez no seu tempo o muro da cerca, desde a porta do carro até o cume do monte. Foi rendido em 1643 por Fr. Francisco da Conceição. Em 1647 exercia o ofício de comissário do Custódio para os quatro Conventos do sul. Sendo definidor e discreto do Convento do Rio de Janeiro, a 20 de novembro de 1649 esteve em Macacu, RJ, com o Custódio Fr. João Batista e mais religiosos, para darem princípio à fundação do Convento de São Boaventura naquele lugar. E em 29 de abril de 1650 assinou a escritura de doação do terreno.
Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 038.
-----------------------
Na referência bibliográfica Livro de Óbitos da Província de Sto. Antônio - 1584-1957, de Fr. Menandro Rutten, tem a seguinte descrição:
Frade sacerdote. Missionário em Una, guardião nos conventos de Sergipe do Conde, Bahia, Vitória e Rio de Janeiro, definidor. Faleceu dia 20 de dezembro, depois do ano de 1649.