Carregando...
Franciscano/a

  • Alt
    Identificador:
    57241
    Nome:
    Fr. Zeferino Dickmann, OFM
    Sexo:
    Data de nascimento:
    25/08/1886
    Data de ingresso:
    07/02/1904
    Data de falecimento:
    03/07/1935
    Lugar de nascimento: Pomerode, SC
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Imprevistamente a morte arrebatou em pleno vigor de vida, e em meio às suas mais variadas atividades, o irmão religioso Frei Zeferino Dickmann. Gozando de sua saúde a toda prova, teve ele em fins de junho de 1935, problemas com o apêndice. Uma rápida intervenção cirúrgica, na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR, resolveu o problema. A recuperação estava caminhando normalmente. Na visita que Frei Conrado Rüdiger - também do convento do Senhor Bom Jesus de Curitiba - lhe fez, pediu ele que lhe arejasse a cela no convento, já que tendo recebido alta médica, queria terminar a convalescença em casa. O retorno estava previsto para o dia seguinte. Frei Conrado apenas regressava ao convento, que fica no quarteirão ao lado do hospital quando de lá chegou a notícia de que um enfarte fulminante dera fim à vida de Frei Zeferino. Era o dia 3 de julho de 1935. Rio Testo, distrito no munícipio de Blumenau, SC, foi a terra natal de Frei Zeferino Dickmann, onde nasceu aos 25 de agosto de 1886. Ingressou na Ordem franciscana aos 7 de fevereiro de 1904. Trabalhou no convento de Blumenau como sapateiro, porteiro e enfermeiro. Tratou do Padre David, um idoso franciscano italiano, que depois de ter pastorado os imigrantes patrícios em diversas regiões da América do Sul, - e agora enfermo e entrevado - dependia tanto de dia como de noite, dos cuidados e da caridade de Frei Zeferino. Em 9 de fevereiro de 1908 iniciou o noviciado da Ordem Primeira. Trabalhou depois em Petrópolis, RJ, e durante longos anos no convento do Senhor Bom Jesus, em Curitiba. Frei Zeferino foi um franciscano autêntico, caráter altruísta; todo o seu modo de ser respirava deferência e amabilidade. Jeitoso para qualquer trabalho, ativo, disponível e serviçal, e ao mesmo tempo alegre, era querido por todos que com ele conviviam. Deixou a duradora lembrança de um religioso, consciencioso, amável, zeloso, que serviu até o fim da vida ao Senhor e a Província Franciscana.

    Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 167.

como citar este conteúdo
JEILER, Inácio. Fr. Zeferino Dickmann, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-zeferino-dickmann-ofm. Acessado em: 04/10/2024.