Carregando...
Franciscano/a

  • Alt
    Identificador:
    11538
    Nome:
    Fr. Rogério Stevens, OFM (Gerardus Antonius Stevens)
    Sexo:
    Data de nascimento:
    20/05/1903
    Data de falecimento:
    05/02/1939
    Lugar de nascimento: Wormerveer, NL
    Lugar de falecimento: Taquari, RS
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    IN MEMORIAM

     

    No domingo, 5 de fevereiro, morreu afogado no rio Taquary, o nosso Irmão Rogério Stevens.

    Domingo, 5 de fevereiro, nosso Commissariado soffreu mais uma sensível perda pela morte repentina do irmão Frei Rogério, que morreu afogado no rio Taquary, próximo ao nosso Collegio Seraphico. De uma carta que o Director do Collegio enviou ao Revmo. Padre Commissario tiramos as seguintes informações a respeito. Pelas 3 horas da tarde, Frei Rogério, em companhia do recém-chegado irmão Frei Remígio, foram ao rio para nadar, ou antes para tomar banho, porque nenhum dos dois sabia nadar. Andavam ambos pelo leito do rio perto da margem, quando de repente Frei Rogério perdeu pé e afundou-se. Evidentemente tinha caído nalgum buraco. Ainda veiu uma vez á tona dagua, apparecendo a cabeça e as mãos, e gritou para Frei Remígio por soccorro. Este quiz acudir mas percebeu logo que afundaria também. Por isso correu para uma choupana da vizinhança. Mas lembrando-se de que o pessoal não o havia de comprehender, correu para o Collegio e entrou de repente no quarto do Director, gritando: Frei Rogério morreu afogado! Quando o Director acabou de comprehender a notícia inesperada, chamou mais alguns Padres e correram para o logar do desastre. Appareceram logo algumas canoas e foram dragando o leito do rio. Ás 5 1/2 o corpo foi achado. Na margem estavam esperando alguns religiosos, que envolveram o cadáver em lençóes e o levaram ao Collegio, onde foi exposto na antiga capella dos alumnos. No dia seguinte foi rezado o Officio dos Defuntos, com as Laudes cantadas, e em seguida celebrada solemne Missa de Requiem. Depois se realizou o enterro, o primeiro que se fez no cemitério do Collegio. Assistiram ás solemnidades das exéquias o sr. Prefeito de Taquary e mais alguns convidados.

    Não é preciso encarecer a grandeza do golpe que acaba de ferir o Commisariado. Foi Frei Rogério um bom irmão, religioso observante e devoto, e além disso era operário instruído e hábil.

    Frei Wilhadus (Rogério) Stevens, nasceu em Wormerveer a 20 de maio de 1907, tomou o hábito da O. III. a 20 de nov. de 1927, fez a profissão simples na I Ordem a 2 de abril de 1932 e a profissão solemne a 2 de abril de 1935. A 14 de outubro de1935 chegou ao Rio de Janeiro e foi destinado para o Gymnasio de São João d'El Rey (chegada a 16 de outubro), onde como eletricista diplomado podia prestar bons serviços. De 9 de janeiro até 12 de junho de 1937 esteve em Divinópolis, onde reformou toda a installação da luz electrica no Convento e trabalhou na installação da luz no Santuário. De 18 de junho até 2 de agosto prestou os mesmos serviços em Cascadura. De. 4de agosto do mesmo anno até 23 de março de 1938 prestou optimos serviços em Corintho, não só na installação da luz na residência e na matriz, como na reinstallação e concerto de ambas. Finalmente foi para Taquary, aonde chegou a 7 de abril de 1938 e com grande zelo começou a fazer a installação da luz na parte nova do Collegio,que por occasião da sua morte estava quase pronta. Trabalhou também na construcção, cuidando principalmente no fornecimento da água potável. Foi Frei Rogério portanto um Irmão que, segundo a recommendação de nosso Pae São Francisco, trabalhou fiel e devotamente. Esperemos e rezemos que não lhe falte no céu o prêmio do seu trabalho.

    Fonte: Revista dos Franciscanos da Província Santa Cruz, 1939, p. 35-36

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
SATLER, Fabiano Aguilar. Fr. Rogério Stevens, OFM (Gerardus Antonius Stevens). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-rogerio-stevens-ofm-gerardus-antonius-stevens. Acessado em: 20/04/2025.