Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    11153
    Nome:
    Fr. Manuel da Expectação, OFM (var. Manuel da Expectação Gomes)
    Sexo:
    Data de ingresso:
    12/05/1797
    Data de falecimento:
    25/02/1841
    Lugar de nascimento: Carvoeiro, PT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, Ex-Custódio, Ex-Provincial, europeu. No século se chamava Manuel José Gomes, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Carvoeiro. Filho legítimo de Custódio da Silva, natural da freguesia de São Lourenço de Durães, e de sua mulher Susana Maria Gomes, natural da dita freguesia de Santa Maria de Carvoeiro; e todos do arcebispado de Braga. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Joaquim de Jesus Maria Brados (1796-1799). Tomou o hábito no convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 12 de maio de 1797, sendo guardião o Ex-definidor Fr. Manuel Luís da Madre de Deus. No mesmo convento fez profissão para frade do coro nas mãos do guardião Fr. José Carlos de Jesus Maria Desterro, aos 20 de maio de 1798, sendo de idade de 27 anos incompletos e tomando por nome Fr. Manuel da Expectação. No capítulo celebrado a 28 de setembro de 1799 foi admitido ao estudo no convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, e teve por Mestre de Filosofia ao Ex-Leitor de Prima Fr. Joaquim de Santa Leocádia. Foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, aos 28 de fevereiro de 1801. No capítulo celebrado a 2 de outubro de 1802 foi instituído confessor de seculares. Foi eleito pregador no capítulo celebrado a 5 de outubro de 1805. Na congregação intermédia de 11 de abril de 1807 foi eleito companheiro do porteiro do convento no Rio de Janeiro. No capítulo celebrado aos 8 de outubro de 1808 elegeram-no presidente do convento da Senhora da Penha, mas ficou sem exercer o ofício, Na congregação intermédia de 14 de abril de 1810 saiu nomeado presidente do convento de São Francisco em São Paulo, emprego que também não exercitou, No capítulo celebrado a 20 de outubro de 1821 se lhe deu uma presidência e uma guardiania, cm atenção aos serviços de esmoler no espaço de 14 anos, A 12 de julho de 1824 foi eleito guardião do convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, por ter sido eleito Visitador Geral o atual guardião Fr. José de São João Crisóstomo. No capítulo celebrado a 5 de fevereiro de 1825 elegeram-no guardião do convento do Senhor Bom Jesus da Ilha e concederam-lhe os privilégios de uma guardiania, além da que já tinha, Na congregação intermédia de 5 de agosto de 1826 foi reconduzido na mesma guardiania. No dia 6 de dezembro de 1827 foi pelo Revdo. Definitório declarado Ex-Provincial, ex gratia, em cumprimento de um rescrito da Sé Apostólica. Saiu eleito Custódio da Mesa no capítulo celebrado a 9 de agosto de 1828, Aos 16 de setembro de 1840 foi eleito guardião do convento de São Boaventura da vila de Macacu, pelo falecimento do atual guardião Fr. Joaquim de Jesus Maria Aguiar. Faleceu neste mesmo convento, aos 25 de fevereiro de 1841.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1258.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Manuel da Expectação, OFM (var. Manuel da Expectação Gomes). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-manuel-da-expectacao-ofm-var-manuel-da-expectacao-gomes. Acessado em: 05/04/2025.