Frade clérigo elencado por Maria Adelina Amorim no anexo «Movimento missionário franciscano no Estado do Grão-Pará e Maranhão (1614-1829)», parte da obra «A missionação franciscana no Estado do Grão-Pará e Maranhão (1622-1750): agentes, estrutura e dinâmica». O último ano de referência documental para este franciscano é 1761, o que supõe falecimento posterior a esse ano. Exerceu as funções de Comissário da Província de Santo Antônio de Portugal no Maranhão e Grão-Pará, além de Custódio da Custódia de Santo Antônio no Maranhão e Grão Pará (dependente da Província de Santo Antônio de Portugal). Atuou na costa dos Aruãs, em duas missões: Anajatiba e Santa Ana; no rio Amazonas, em três missões: Urubucuara, Acarapi e Parú; no Igarapé, em duas missões: Jesus e São José; na costa do Marajó, incluindo Joanes e a Passagem do Convento Velho para o Convento Novo, bem como nas missões da costa dos Aruãs e Caviana; no rio Amazonas, nas missões de Tuaré, Jari e Grão-Mucú; no Igarapé, na missão da Conceição; e na costa do Marajó, nas missões de Olais, Ocaia e Mangabeiras, além de ter servido no Convento Novo.
-
Identificador:60476Nome:Fr. João da Trindade, OFMSexo:Data de falecimento:1761 c.Grupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Referências Documentais
como citar este conteúdoSATLER, Fabiano Aguilar. Fr. João da Trindade, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-joao-da-trindade-ofm-1. Acessado em: 20/12/2025.
