Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10442
    Nome:
    Fr. Carlos das Mercês, OFM (var. Carlos das Mercês Micheles)
    Sexo:
    Data de ingresso:
    31/07/1796
    Data de falecimento:
    19/09/1836
    Lugar de nascimento: Vitória, ES
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, Ex-Definidor, Padre da Província, Europeu. No século se chamava Carlos Francisco de Micheles, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora de Loreto da cidade de Lisboa. Filho legítimo de Félix de Micheles, natural da cidade de Turim (Itália) e de sua mulher Francisca Mariana, natural da cidade de Lisboa. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. João de Sant’Ana Flores (1793-1796). Tomou o hábito no convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 31 de julho de 1796, sendo guardião o Pregador Fr. José de São Joaquim Cardoso. Por ordem do Ministro Provincial Fr. Joaquim de Jesus Maria Brados (1796-1799) fez profissão para frade do coro no mesmo convento, sendo guardião o Ex-definidor Fr. Manuel Luís da Madre de Deus, aos 8 de dezembro de 1797, sendo de idade de 17 anos completos e tomando o nome de Fr. Carlos das Mercês. Entrou no estudo de filosofia que se abriu no convento de São Francisco de São Paulo, de que foi Mestre o Ex-Leitor de Prima Fr. Francisco da Candelária. Com patente do Ministro Provincial Fr. João de São Francisco Mendonça (1802-1805), foi ordenado sacerdote em São Paulo, aos 4 de dezembro de 1803 pelo Exmo. Sr. Dom Mateus de Abreu Pereira, bispo da dita cidade. Na congregação intermedia de 7 de abril de 1804 foi instituído confessor de seculares e pregador, e eleito presidente do convento de São Boaventura da vila de Macacu. Foi nomeado porteiro para este mesmo convento no capítulo a 2 de outubro de 1805. Na congregação intermédia de 11 de abril de 1907 elegerem-no comissário de Terceiros do convento de Santa Clara em Taubaté. No capítulo celebrado aos 8 de outubro de 1808 foi eleito comissário de Terceiros do convento de São Bernardinho da Ilha Grande (Angra dos Reis). Entretanto, em vez de exercer este ofício, foi ser companheiro comissário de Terceiros do convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sendo confirmado neste emprego na congregação intermédia de 14 de abril de 1810. No capítulo celebrado a 12 de outubro de 1811 foi nomeado comissário de terceiros da vila de São Salvador dos Campos (Campos, RJ) ficando na congregação intermédia de 24 de abril de 1813 e no capítulo celebrado a 15 de outubro de 1814. Elegeram-no guardião do convento de São Francisco da cidade da Vitória, para suceder a Fr. Higino de Santa Narcisa eleito no capítulo de 5 de fevereiro de 1825, que renunciou. Na congregação intermédia de 5 de agosto de 1826 foi reconduzido na guardiania deste mesmo convento. No capítulo celebrado a 20 de agosto de 1831 elegeram-no guardião e comissário de Terceiros para o convento da Senhora dos Anjos na cidade de Cabo Frio. Faleceu aos 19 de setembro de 1836 na enfermaria do vento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, munido de todos os sacramentos e com provas de um verdadeiro arrependimento.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1229.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Carlos das Mercês, OFM (var. Carlos das Mercês Micheles). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-carlos-das-merces-ofm-var-carlos-das-merces-micheles. Acessado em: 05/04/2025.