Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10283
    Nome:
    Fr. Antônio de Santa Maria, OFM
    Sexo:
    Data de falecimento:
    24/11/1774
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Lente, ex-Custódio, brasiliense. Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1700. Lemos em Pedro Taques o seguinte: «Manuel Francisco de Moura e sua mulher Maria da Silva vieram de Alenquer para o Rio de Janeiro, e são os avós maternos daquele grande barrete Fr. Antônio de Santa Maria, o Passante de alcunha». Em 20 de outubro de 1745 foi eleito comissário e visitador de terceiro» em Minas Gerais. Aos 9 de janeiro de 1746 erigiu canonicamente a Ordem Terceira de Vila Rica (Ouro Preto, MG). São na ocasião seus títulos: pregador, lente da sagrada teologia, ex-custódio e examinador sinodal. Em 1753 (21 de janeiro) estava no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro: fez um batizado de escravo dessa mesma casa. Além de abalizado teólogo e canonista, era notável orador sacro. Escreveu: Sermonário de várias festividades solenizadas no Rio de Janeiro (manuscrito) e Sermão do B. Fr. Gonçalo Garcia, Lisboa, 1749, 4º. Faleceu no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, em 24 de novembro de 1774. Sua alma foi sufragada no Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, aos 23 de dezembro de 1774.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 653.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Antônio de Santa Maria, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-antonio-santa-maria-ofm. Acessado em: 05/04/2025.