Um dos expoentes máximos da Ordem franciscana no século XV, o frade Bernardino de Siena (1380-1444) firmou sua pregação na caritas intentando sua aplicação no horizonte social e político da civitas para promover o bem viver nas res publicae da Itália de seu tempo. Analisamos aqui a múltipla função política dessa caritas bernardiniana, buscando esclarecer sua relação com a pedagogia política, com valores civis, políticos e de mercado. Para uma compreensão mais completa do horizonte de aplicação dessa caritas, investigamos o alinhamento do frade com uma textualidade política e econômica franciscana produzida no século XIV, estabelecendo um paralelo com os valores e propostas civis, políticas e econômicas realizadas por Francisco Eiximenis (1330-1409), frade menor que atuou nos territórios ibéricos e sicilianos da Coroa catalão-aragonesa
-
Identificador:14516Tipo:Tipo de Referência Bibliográfica:Título da referência:Dunque non sognate, fate fatti non solo parole: Bernardino de Siena e a proposta franciscana de uma religião civil.Autor(es):EVANGELISTI, PaoloNotas sobre esta referência:Arquivos:
Como citar esta referência
EVANGELISTI, Paolo. Dunque non sognate, fate fatti non solo parole: Bernardino de Siena e a proposta franciscana de uma religião civil. Varia Historia, Belo Horizonte, UFMG, vol. 31, n. 55, jan./ abr. 2015, p. 81-125.