Carregando...
Franciscano/a

  • Alt
    Identificador:
    57246
    Nome:
    Fr. Lucínio Otte, OFM
    Sexo:
    Data de nascimento:
    11/02/1861
    Data de falecimento:
    05/11/1935
    Lugar de nascimento: Alemanha, DE
    Lugar de falecimento: Porto União, SC
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Nascido em Buer (terra natal também do venerável irmão Frei Jordão Mai, 1866-1922), Westfália, Alemanha, na data de 11 de fevereiro de 1861, ingressou Frei Lucínio Otte aos 31 anos na Ordem Franciscana, recebendo o hábito de irmão religioso leigo no convento de Harreveld, Holanda. Lá mesmo em 8 de maio de 1898, fez os votos simples após o término do noviciado da Ordem Primeira, e logo em seguida viajou para o Brasil onde chegou no dia 13 de junho do mesmo ano. A estadia mais prolongada de Frei Lucínio no Brasil ele a passou na residência de Palmas, PR, (entregue em 1964) onde foi incansável nos ofícios de cozinheiro e hortelão. Ao trabalho unia intensa vida de oração. Sua leitura predileta era a vida, lutas e heroísmos dos santos de Deus. No final de outubro de 1935, começou a apresentar indisposição de saúde, e como o tratamento médico na cidade de Palmas, não surtisse efeito, Frei Silvério Fõker o levou a Porto União, SC. Constatou o médico que o estômago e intestinos de Frei Lucínio estavam completamente paralisados. Todos os esforços e meios para uma recuperação foram inúteis; enquanto isso as forças físicas começaram a regredir rapidamente. Dois dias depois, em 5 de novembro de 1935, a Irmã Morte veio buscá-lo no hospital de Porto União, aos 74 anos de idade. O seu passamento tocou muito de perto os confrades que com ele conviveram e com ele trabalharam durante muitos anos.

    Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 179.

como citar este conteúdo
JEILER, Inácio. Fr. Lucínio Otte, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-lucinio-otte-ofm. Acessado em: 07/02/2025.