Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    57240
    Nome:
    Fr. Desidério Kraemer, OFM
    Sexo:
    Data de nascimento:
    21/10/1878
    Data de ingresso:
    12/08/1900
    Data de falecimento:
    07/06/1935
    Lugar de nascimento: Alemanha, DE
    Lugar de falecimento: Garnstock (Baelen), BE
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Nasceu Frei Desidério Kraemer aos 21 de outubro de 1878, em Kurtenberg, aldeia que fica nas proximidades da cidade de Colônia, Alemanha, e com 21 anos no dia 12 de agosto de 1900, ingressou na milícia franciscana. Em 28 de setembro de 1906, pouco antes de concluir o noviciado da Ordem Primeira, viajou para o Brasil. Partiu do porto de Bremen, Alemanha, no navio "Aachen" na companhia do então Provincial Frei Lucínio Korte (1904-1907, nº 106). Quase 25 anos durou sua atividade nas casas da Província, dedicando-se generosamente aos mais diversos e variados afazeres, entre eles, e por mais anos, o de hortelão e cocheiro no seminário de São Luís de Tolosa, em Rio Negro, PR. Solicitou então licença para retornar à pátria, a Alemanha, o que lhe foi concedido. Os últimos quatro anos de vida passou-os no nosso seminário de Garnstock, na Bélgica. Lá, no início, ajudou ainda ativamente na horta, no pomar, e no cuidado pelo armazenamento do estoque de frutas para o inverno. Vivia adoentado, mas poucos o notavam, pois, era de gênio bem alegre. No dia 1 de junho de 1935, logo, depois da missa conventual, sofreu tão sério mal-estar, que recebeu até os santos sacramentos. O médico constatou agudo ataque de angina. Restou-lhe ainda uma semana de vida que ele empregou para preparar-se seriamente para a morte. Recebia a Santa Comunhão permanecia longo tempo absorto em oração de ação de graças. Pedia de quando em vez ao irmão enfermeiro que com ele rezasse algumas orações, já que sentia dificuldade de fazê-las sozinho. Quando certo dia este irmão ingenuamente lhe perguntou o que se deveria dizer, quando morrer, se chegasse no céu, respondeu sorrindo: diga "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo". Rezava pequenas jaculatórias a Nossa Senhora e a São José; recomendava-se também aos confrades falecidos com fama de santidade, Frei Jordão Mai e Frei Rogério Neuhaus. Conservou sempre a lucidez. Suas últimas palavras foram: "Vem, Senhor Jesus". Partiu para o Pai dia 7 de junho de 1935, pelas 19 horas.

    Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 165.

como citar este conteúdo
JEILER, Inácio. Fr. Desidério Kraemer, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: http://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-desiderio-kraemer-ofm. Acessado em: 07/02/2025.