Frei Marcos Varnhagen nasceu em Brilon, que fica nas proximidades da cidade de Lippstadt, diocese de Paderborn, Alemanha, em 21 de setembro de 1865. Com 25 anos ingressou na Ordem Seráfica no convento de Harreveld, Holanda, e lá recebeu o hábito de irmão terceiro no dia 1 de março de 1891. Três anos depois associou-se a um numeroso grupo de confrades idealistas que se propunham a trabalhar na seara do Senhor em Terras de Santa Cruz. Chegou a Salvador, BA, em 10 de julho de 1894. No ano seguinte foi enviado ao sul do país, onde se ocupou nos trabalhos de cozinha nos conventos de Blumenau, Lages e Curitibanos, todos eles no Estado de Santa Catarina. Retransferido para Blumenau, ali permaneceu cerca de 30 anos, tendo sido sempre um fiel e diligente auxiliar do chefe da cozinha Frei André Wegener. Esta cozinha servia tanto aos confrades como ao internato do colégio Santo Antônio. Frei Marcos cultivou durante toda a vida religiosa o espírito franciscano do desapego e da alegria obsequiosa no convívio conventual. Era estimadíssimo por todos. Quando se tratava de auxiliar os coirmãos, nenhum trabalho lhe era penoso. Nos últimos anos, devido ao bico.de papagaio que lhe afetou a espinha dorsal, andava bastante encurvado, mas nem isso conseguia demovê-lo de sua inalterável paciência e operosidade no trabalho. Também na vida espiritual servia de modelo e exemplo para os demais religiosos. Rezava muito e gostava de permanecer longo tempo diante do sacrário, em oração. Na noite do dia 3 de julho de 1936, logo depois de ter concluído suas tarefas na cozinha, sofreu derrame cerebral. Foi encontrado caído no chão, pelos confrades, alertados pelos gemidos; mas ele já estava inconsciente. O médico do convento, chamado às pressas, não pôde fazer mais nada. Viveu ainda até o domingo de manhã, dia 5 de julho de 1936, quando o Senhor o libertou da vida tão abnegada e laboriosa que levou. Durante toda a vida cultivou com carinho a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, procurando incentivá-la também em outras pessoas, sobretudo pela assídua distribuição dos bilhetes de intenções mensais da associação do Apostolado da Oração. Foi certamente um desígnio do Senhor ter ele tido o derrame na noite da primeira sexta-feira do mês, depois de ter pela manhã, comungado piedosamente.
Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 185.
-
Identificador:57249Nombre:Fr. Marcos Varnhagen, OFMSexo:Fecha de nacimiento:21/09/1865Fecha de entrada:01/03/1891Fecha del fallecimiento:05/07/1936Lugar de nacimiento: Brilon, DELugar del fallecimiento: Blumenau, SCGrupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenidoJEILER, Inácio. Fr. Marcos Varnhagen, OFM. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: http://riefbr.net.br/es/content/fr-marcos-varnhagen-ofm. Accedido en: 07/02/2025.