Loading...
Franciscan

  • Identifier:
    11133
    Name:
    Fr. Manuel da Candelária, OFM
    Sex:
    Date of admission:
    18/03/1803
    Date of death:
    02/12/1823
    Place of birth: Vitória, ES
    Place of death: Vitória, ES
    Ecclesiastical state:
    Biographical Notes:

    Pregador, brasiliense. No século se chamava Manuel Cardozo Vidigal, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Vitória, capitania do Espírito Santo, bispado do Rio de Janeiro. Filho legítimo do capitão José Corrêa Vidigal e de sua mulher D. Leandra Maria da Conceição, ambos naturais e batizados na mesma freguesia de Nossa Senhora da Vitória. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. João de São Francisco Mendonça (1802-1805). Tomou o hábito no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 18 de março de 1803, sendo guardião o lr. Ex-definidor Fr. Fernando Antônio de Santa Rita. Professou no mesmo convento e com o mesmo guardião, aos 19 de março de 1804, sendo de idade de 20 anos, pouco mais ou menos, e tomando por nome Fr. Manuel da Candelária. Na congregação intermédia de 14 de abril de 1810 foi admitido ao estudo no Convento de São Francisco de São Paulo, sendo lente de Artes o Ex-Leitor de Vésperas Fr. João do Espírito Santo. Com patente do Ministro Provincial Fr. Antônio de Santa Úrsula Rodovalho (1808-1811) foi ordenado Sacerdote em São Paulo, a 22 de setembro de 1810, pelo Exmo. Sr. Dom Mateus de Abreu Pereira, bispo da dita cidade. No capítulo celebrado aos 15 de outubro de 1814 foi eleito confessor de seculares e pregador. Na congregação intermédia de 20 de abril de 1810 saiu eleito presidente do Convento de Nossa Senhora da Penha, e no mesmo convento foi presidente in capite em 1818, por patente do Visitador Geral Fr. José de Santa Miquelina, No capítulo celebrado a 18 de abril de 1818 elegeram-no presidente e Comissário de Terceiros para o Convento de São Francisco da vila da Vitória. Depois de ter sido nomeado para os empregos acima referidos, ficou conventual do convento da Penha. Em 1810 serviu de presidente in capite do Convento de São Francisco da vila da Vitória. Na congregação intermédia de 23 de outubro de 1810 foi eleito presidente deste mesmo convento da vila da Vitória. Sendo eleito Comissário de Terceiros para a vila de São Salvador de Campos no capítulo celebrado a 20 de outubro de 1821, renunciou este emprego. Na congregação intermédia de 26 de abril de 1823 saiu eleito guardião do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Mas suas enfermidades o embaraçaram tomar posse do dito emprego. Por este motivo alguns meses depois renunciou a guardiania, estando ainda na vila da Vitória. Munido com todos os Sacramentos faleceu no Convento de N. P. São Francisco da Vitória, aos 2 de dezembro de 1823, sendo sepultado no mesmo convento no dia 3 do dito mês e ano.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1145.

how to quote this content
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Manuel da Candelária, OFM. International Network of Franciscan Studies in Brazil. Available in: http://riefbr.net.br/en/content/fr-manuel-da-candelaria-ofm. Accessed on: 07/02/2025.