Loading...
Franciscan

  • Identifier:
    11086
    Name:
    Fr. Luís da Candelária, OFM
    Sex:
    Date of admission:
    07/03/1761
    Date of death:
    1792 c.
    Place of birth: Alijó, PT
    Ecclesiastical state:
    Biographical Notes:

    Lente, europeu. No século se chamava Luís José de Sampaio, natural e batizado na freguesia da Vila de Alijó, comarca de Vila Real. Filho legítimo de Bernardo Alves Esteves, natural da Vila de Canelas, e de sua mulher Maria Caetana, natural da sobredita Vila de Alijó. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Manuel da Encarnação. Tomou o hábito para frade do coro no Convento de São Boaventura de Macacu, aos 7 de março de 1761, sendo guardião Fr. José da Madre de Deus Rodrigues. Professou com este prelado e no mesmo convento, aos 10 de março de 1762. Pelo sobredito Ministro Provincial Fr. Manuel da Encarnação foi admitido ao estudo de filosofia no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sendo mestre Fr. Antônio da Anunciação. Entretanto, arribou do estudo. O Ministro Provincial Fr. José dos Anjos o tornou a admitir ao estudo que no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro leu Fr. José de Santa Maria Mascarenhas. Com patente deste mesmo Ministro Provincial foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1768. Conferiu-lhe todas as Ordens Dom Fr. Antônio do Desterro, bispo da referida cidade. Na congregação intermédia de 27 de julho de 1771 foi nomeado confessor de seculares. Saiu eleito pregador na congregação intermédia de 30 de julho de 1774. Nesta ocasião o nomearam passante para o estudo de filosofia no Convento de São Francisco de São Paulo. Exercitou neste convento um pouco de tempo o emprego de passante. Entretanto, vindo com licença ao Rio de Janeiro ter férias, nele ficou completando o tempo de passantaria no estudo que lia Fr. Raimundo Penafort da Anunciação. Foi instituído lente de teologia para o Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro na congregação intermédia de 8 de maio de 1779. No capítulo de 6 de outubro de 1781 foi nomeado para explicar mural no Convento de São Francisco de Vitória, mas não teve exercício. Passando-se-lhe obediência para o Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião, ficou em São Paulo. Achando-se morador no Convento de São Luís de Itu, foi nomeado para explicar moral aos religiosos do mesmo convento no capítulo de 25 de agosto de 1787. Em 1792 apresentou um Breve de secularização do Papa Pio VI e transitou para o clero secular no Bispado de São Paulo.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 878.

    Ano de falecimento igual ou posterior a 1792.

how to quote this content
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Luís da Candelária, OFM. International Network of Franciscan Studies in Brazil. Available in: http://riefbr.net.br/en/content/fr-luis-da-candelaria-ofm. Accessed on: 07/02/2025.