Loading...
Franciscan

  • Identifier:
    10818
    Name:
    Fr. João de Sant'Ana Pinheiro, OFM (var. João Pinheiro)
    Sex:
    Date of admission:
    11/05/1733
    Date of death:
    09/09/1790
    Place of birth: Coimbra, PT
    Ecclesiastical state:
    Biographical Notes:

    Pregador, ex-definidor, europeu. No século se chamava João de Araújo e Sampaio, natural do lugar de Pinheiro, freguesia de São Paio de Bemposta, Bispado de Coimbra. Filho legítimo de Antônio da Silva e de sua mulher Ana da Silva, ambos naturais da mesma freguesia de São Paio. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Luís de Santa Rosa. Tomou o hábito para frade do coro no Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, sendo guardião Fr. José do Desterro, aos 11 de maio de 1733. Professou no mesmo convento, sendo guardião Fr. José de Jesus Maria, aos 12 de maio de 1734. Com patente do Ministro Provincial Fr. José do Nascimento foi ordenado sacerdote em Lisboa. Recebeu Ordens Menores e a de Epístola, a 19 e 20 de setembro de 1738, e lhas conferiu o Sr. Cardeal Patriarca Dom Tomás de Almeida; as de Evangelho a 12, e de presbítero a 19 de outubro do dito ano, e lhas conferiu, com licença do referido Patriarca, Dom Fr. Valério do Sacramento, OFM, bispo de Angra. Por ordem do Ministro Provincial Fr. Francisco das Chagas entrou no estudo de filosofia no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sendo mestre Fr. Pedro Nolasco de São Francisco. Foi eleito confessor de seculares na congregação intermédia de 11 de fevereiro de 1747. Por ordem do Ministro Geral, Fr. Agostinho de São José (1748-1751) lhe deu patente de pregador. No capítulo de 25 de setembro de 1751 nomearam-no presidente do Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião. Saiu nomeado presidente do Convento do Senhor Bom Jesus da Ilha na Congregação intermédia de 24 de abril de 1756. Foi eleito guardião do Convento de Santo Antônio de Santos na congregação de 21 de abril de 1759 Na congregação intermédia de 24 de julho de 1762 o elegeram guardião do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Foi nomeado companheiro do porteiro do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro no capítulo de 28 de janeiro de 1764. Entretanto, não acabou o tempo deste emprego, porque foi mudado para a capitania do Espírito Santo. No ano de 1770, no capítulo de 27 de janeiro, o nomearam porteiro do Convento de São Francisco de Vitória. Foi nomeado Comissário de Terceiros dos Campos dos Goitacazes (Campos, RJ) no capítulo de 30 de janeiro de 1773. Saiu eleito guardião do Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio na congregação intermédia de 30 de julho de 1774. Governou este convento 3 anos e quase meio por causa da sustação que houve no capítulo de 1776. Foi nomeado definidor da Mesa por Breve do Núncio Apostólico de Portugal, passado a 11 de junho de 1777. Tomou posse do lugar a 8 de novembro do mesmo ano. Faleceu na enfermaria do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 9 de setembro de 1790, tendo recebido todos os sacramentos. Jaz sepultado na quadra, onde se enterram os demais religiosos.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 856.

how to quote this content
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. João de Sant'Ana Pinheiro, OFM (var. João Pinheiro). International Network of Franciscan Studies in Brazil. Available in: http://riefbr.net.br/en/content/fr-joao-santana-pinheiro-ofm-var-joao-pinheiro. Accessed on: 07/02/2025.