Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    11381
    Nome:
    Fr. Raimundo do Menino Deus Oliveira, OFM
    Sexo:
    Data de ingresso:
    31/01/1847
    Data de falecimento:
    1868
    Lugar de nascimento: Vitória do Mearim, MA
    Lugar de falecimento: Itapura, SP
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Sacerdote, Brasiliense. No século se chamava Raimundo João de Oliveira, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora de Nazareth da vila de Marim (Vitória de Mearim?), Província de Maranhão. Filho legitimo de Antônio José de Oliveira, natural de Portugal, e de sua mulher D. Maria Joaquina de Siqueira e Oliveira, natural e batizada na sobredita freguesia de Nossa Senhora de Nazareth. Foi aceito à Ordem pelo Exmo. Sr. Bispo de São Luís do Maranhão. Dom Fr. Carlos de São José e Souza, ao qual por Bula da Santa Sé incumbia aceitar noviços para o convento do Maranhão, que não fazia parte de Província alguma do Brasil. Tomou o hábito no convento de Santo Antônio da cidade de São Luís, sendo guardião Fr. Simão da Rainha dos Anjos, aos 31 de janeiro de 1847. Professou no mesmo convento no dia 1° de fevereiro de 1848, sendo guardião Fr. Boaventura de Santa Maria. Tendo requerido com a devida permissão de seus superiores para filiar-se à Província da Imaculada Conceição da Senhora, a Mesa Definitória, depois de colher as melhores informações a respeito do pretendente, o aceitou e admitiu em sessão de 22 de abril de 1858. Com patente do Ministro Provincial Fr. Antônio do Coração de Maria (1856-1870), recebeu todas as Ordens, as quais por comissão do Senhor Bispo do Rio de Janeiro, que se achava impedido no mosteiro de São Bento do Rio, lhe conferiu o Exmo. Sr. Arcebispo de Atenas Dom Mariano Falcinelli, lnternúncio Apostólico no Brasil. Por falecimento de Fr. Manuel de Santa Perpétua, guardião do convento de São Luís de Itu, foi mandado pelo Ministro Provincial Fr. Antônio do Coração de Maria, tomar conta do sobredito convento, em 1° de agosto de 1859. Ali ficou até 1862, secularizando-se para ser capelão do estabelecimento naval de Itapura, SP. Morreu em 1868 na canoa, que o devia levar a Piracicaba, e foi enterrado no mato, perto do barranco do rio Tietê.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1331.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Raimundo do Menino Deus Oliveira, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-raimundo-do-menino-deus-oliveira-ofm. Acessado em: 05/04/2025.