Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    11177
    Nome:
    Fr. Manuel de Jesus Maria, OFM
    Sexo:
    Data de ingresso:
    06/05/1759
    Data de falecimento:
    09/1799
    Lugar de nascimento: Coimbra, PT
    Lugar de falecimento: Lisboa, PT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, ex-definidor, europeu. No século se chamava Manuel Rodrigues, natural e batizado na freguesia de São Tomé de Canelas, bispado de Coimbra. Filho legítimo de Antônio Pires e de sua mulher Maria Rodrigues, ambos naturais e batizados na sobredita freguesia. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Francisco da Purificação. Tomou o hábito para frade do coro no Convento de São Boaventura de Macacu, sendo guardião Fr. José da Madre de Deus Rodrigues, aos 6 de maio de 1759. Professou no mesmo convento, sendo guardião Fr. José das Neves, aos 11 de maio de 1760. Com patente do Ministro Provincial Manuel da Encarnação foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1762 Conferiu-lhe as Ordens Dom Fr. Antônio do Desterro, OSB, bispo do Rio de Janeiro. Por ordem do dito Ministro Provincial Fr. Manuel da Encarnação entrou no estudo de filosofia no Convento de São Francisco de São Paulo, sendo mestre Fr. João Capistrano de São Bento. Entretanto, arribou este estudo. Pelo Ministro Provincial Fr. José dos Anjos tomou a ser admitido ao estudo, sendo mestre Fr. Bernardino de Sena, o qual leu no referido Convento de São Paulo. Na congregação intermédia de 23 de julho de 1768 foi nomeado confessor de seculares. Na congregação intermédia de 30 de julho de 1774 saiu eleito pregador. Nesta mesma congregação foi servir de presidente do Convento de Santo Antônio de Santos para supra falta de Fr. João de São Boaventura Pinto. Governou este convento como presidente in capite (1777) com patente do visitador geral Fr. Francisco de São José. Nas eleições capitulares de 13 de dezembro de 1777 foi nomeado superior da aldeia de São Miguel. Elegeram-no guardião do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém na congregação intermédia de 8 de maio de 1779. No Capítulo de 6 de outubro de 1781 saiu eleito presidente do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Entretanto, em abril de 1782 o mandaram por capelão de uma fragata real que partiu para Lisboa. Recolheu-se à Província em princípio de fevereiro de 1783. Na congregação intermédia de 22 de fevereiro de 1783 foi eleito guardião do Convento do Senhor Bom Jesus da Ilha. A 3 de fevereiro de 1785 partiu para Lisboa a exercer o emprego de procurador-geral da Província. No Capítulo de 28 de agosto de 1790 lhe foram concedidos o título e os privilégios de ex-definidor. Depois de ter enchido sua procuratura com satisfação da Província faleceu em Lisboa, em setembro de 1799. Fizeram-lhe os sufrágios no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 3 de julho de 18 (X).

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 946.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Manuel de Jesus Maria, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-manuel-jesus-maria-ofm-0. Acessado em: 05/04/2025.