Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10787
    Nome:
    Fr. João da Graça Vasconcellos, OFM (var. João da Graça)
    Sexo:
    Data de ingresso:
    24/12/1755
    Data de falecimento:
    14/04/1798
    Lugar de nascimento: Braga, PT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, Definidor, europeu. No século se chamava João de Vasconcellos, natural e batizado na freguesia de São Pedro de Roriz, termo do Porto e arcebispado de Braga. Filho legítimo de Antônio Ribeiro de Vasconcellos e de sua mulher Maria Martins, ambos naturais da sobredita freguesia. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Arcângelo de Santo Antônio Sá. Tomou o hábito para frade do coro no Convento de São Boaventura de Macacu, sendo guardião Fr. Antônio de São Vicente Ferrer, aos 24 de dezembro de 1755. Professou no mesmo convento, sendo guardião Fr. Manuel de Santa Clara, aos 22 de maio de 1757. Por mandato do Ministro Provincial Fr. Francisco da Purificação (1757-1761) entrou no estudo de filosofia no Convento de São Francisco de São Paulo, sendo mestre Fr. Manuel de São Boaventura. Com patente do Ministro Provincial Fr. Manuel da Encarnação foi ordenado sacerdote na capela do palácio episcopal de São Paulo, a 24 de maio de 1761. Conferiu-lhe as Ordens Dom Fr. Antônio da Madre de Deus Galrão, OFM, bispo da dita cidade. Saiu confessor de seculares na congregação intermédia de 24 de julho de 1762. Foi nomeado pregador no Capítulo de 28 de janeiro de 1764. Na congregação intermédia de 27 de julho de 1765 foi eleito presidente do Convento de Santa Clara de Taubaté. Saiu nomeado Comissário de Terceiros deste mesmo convento no Capítulo de 24 de janeiro de 1767: ficou confirmado neste mesmo lugar e convento na congregação intermédia de 23 de julho de 1768. Na congregação intermédia de 27 de julho de 1771 foi nomeado Comissário de Terceiros do Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio. Foi eleito guardião do Convento de Nossa Senhora da Penha nas eleições capitulares de 13 de dezembro de 1777. Por comissão do visitador geral Fr. Martinho de Santa Teresa visitou os dois conventos da capitania do Espírito Santo (Vitória e Penha) e ficou por presidente in capite do convento da Penha, em 1781. No Capítulo de 6 de outubro de 1781 foi nomeado companheiro do porteiro do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Por ausência de Fr. Manuel de Jesus Maria passou a ser presidente deste mesmo convento. Entretanto, sem completar este emprego o nomearam capelão da Tropa que foi para Ilha da Trindade. Na congregação intermédia de 25 de fevereiro de 1786 saiu porteiro do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Na Congregação intermédia de 3 de março de 1792 eleito guardião do Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, onde, por falta de religiosos, exercitou também ofício de Comissário de Terceiros. Na congregação intermédia de 28 de fevereiro de 1795 saiu eleito guardião do Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião. Foi eleito definidor da Mesa no Capítulo de 24 de setembro, 1796. Na atualidade de definidor enfermou gravemente. Tomando todos os sacramentos, faleceu na enfermaria do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 14 de abril de 1798.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 932.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. João da Graça Vasconcellos, OFM (var. João da Graça). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-joao-da-graca-vasconcellos-ofm-var-joao-da-graca. Acessado em: 05/04/2025.