Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10702
    Nome:
    Fr. Gustavo de Santa Cecília, OFM
    Sexo:
    Data de ingresso:
    24/04/1832
    Data de falecimento:
    21/08/1853
    Lugar de nascimento: Vitória, ES
    Lugar de falecimento: Nova Almeida, ES
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Confessor, Brasiliense. No século se chamava Gustavo Alves de Souza, natural e batizado na freguesia da Vitória, Província do Espírito Santo. Filho de pais incógnitos. Foi admitido à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Henrique de Sant’Ana (1831-1834). Tomou o hábito para frade do coro no convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, aos 24 de abril de 1832, sendo guardião Fr. Joaquim de Santa Margarida. Professou no mesmo convento e mãos do sobredito guardião, aos 25 de abril de 1833. Com patente do Ministro Provincial Fr. Antônio de Santa Mafalda (1834-1837), em maio de 1835 foi promovido a todas as Ordens, as quais lhe conferiu Dom José Antônio dos Reis, bispo de Cuiabá. Na congregação intermédia de 27 de fevereiro de 1836 foi nomeado confessor de seculares. No capítulo celebrado a 7 de abril de 1838 foi eleito guardião do convento de São Boaventura da vila de Macacu e comissário de Terceiros para o mesmo convento. Elegeram-no guardião e comissário de Terceiros para o convento de São Francisco da cidade da Vitória na congregação intermédia de 7 de outubro de 1839. No capítulo celebrado a 24 de abril de 1841 foi eleito guardião do convento de Nossa Senhora da Penha. Na congregação intermédia de 31 de outubro de 1842 foi nomeado guardião do convento de São Francisco da cidade da Vitória. Antes de concluir esta guardiania, deixou o convento, sem dar satisfação alguma ao Prelado, e foi servir de vigário encomendado na freguesia de Nova Almeida, ES. Sendo chamado no capítulo de 30 de outubro de 1847, para dar conta de sua conduta, obteve do Governo um ano de licença, e com permissão do Visitador Geral Fr. João de São José Calmon, continuou sendo vigário encomendado da sobredita freguesia onde faleceu aos 21 de agosto de 1853, munido com todos os sacramentos. Foi sepultado em Nova Almeida, segundo uma fonte, e segundo outra, no convento de São Francisco da cidade da Vitória.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1299.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Gustavo de Santa Cecília, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-gustavo-santa-cecilia-ofm. Acessado em: 05/04/2025.