Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10463
    Nome:
    Fr. Custódio de São Bernardo Maia, OFM
    Sexo:
    Data de ingresso:
    19/05/1753
    Data de falecimento:
    19/08/1803
    Lugar de nascimento: Braga, PT
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Pregador, Definidor atual, europeu. No século se chamava Custódio Bernardo da Maia, natural e batizado na freguesia de São João do Souto da cidade de Braga, filho legítimo de Antônio da Motta Soares e de sua mulher Teresa de Jesus da Maia, ambos naturais e batizados na freguesia da Sé da cidade de Braga. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Manuel de São Roque. Tomou o hábito no Convento de São Boaventura de Macacu, sendo guardião Fr. Tomás dos Serafins, aos 19 de maio de 1753, e professou no mesmo convento e com o mesmo guardião, aos 20 de maio de 1754. Entrou no estudo de filosofia do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, por mandato do Ministro Provincial Fr. Arcângelo de Santo Antônio Sá, sendo mestre o ex-leitor de teologia Fr. Francisco de Santa Teresa. Foi ordenado Sacerdote no Rio de Janeiro, com patente do Ministro Provincial Fr. Francisco da Purificação, e lhe conferiu as Ordens D. Fr. Antônio do Desterro, Bispo da dita cidade. Saiu eleito pregador e confessor de seculares na congregação intermédia de 24 de julho de 1762. Foi nomeado presidente: para o Convento de São Luís de Itu, a 24 de janeiro de 1767; para o Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião, em 30 de janeiro de 1773; e novamente para este mesmo convento, aos 13 de dezembro de 1777. Entretanto, não teve exercício algum. Na congregação intermédia de 8 de maio de 1779 elegeram-no presidente do Convento de São Bernardino da Ilha Grande (Angra dos Reis). No capítulo celebrado a 6 de outubro de 1781 foi nomeado Comissário de Terceiros do Convento de Nossa Senhora do Amparo de São Sebastião. Entretanto, não teve exercício, ficando morador no Convento de São Francisco de São Paulo. No capítulo celebrado em 21 de agosto de 1784 saiu eleito porteiro do Convento de Santo Antônio de Santos. Em seguida foi morador no Convento de São Boaventura de Macacu. No capítulo celebrado a 28 de agosto de 1790 saiu eleito guardião do Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio. Foi eleito guardião do Convento de Nossa Senhora da Penha no capítulo celebrado a 31 de agosto de 1793. Na congregação intermédia de 24 de março de 1798, saiu eleito superior da Aldeia de Nossa Senhora da Escada. Entretanto, renunciou este emprego. Pela renúncia que fez da guardiania do Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, Fr. Antônio de Santa Rita, foi eleito guardião deste mesmo convento a 15 de fevereiro de 1800. No capítulo celebrado a 2 de outubro de 1802 elegeram-no Definidor da Mesa. Depois de ter recebido o Santo Viático e a Extrema Unção faleceu na enfermaria do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto de 1803, entre as 2 e 3 horas da tarde. Jaz na quadra em que se enterram os Religiosos.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 984.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Custódio de São Bernardo Maia, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-custodio-sao-bernardo-maia-ofm. Acessado em: 05/04/2025.