Carregando...
Franciscano/a

  • Identificador:
    10224
    Nome:
    Fr. Antônio da Soledade, OFM (var. Antônio da Soledade Vieira, Antônio Vieira da Soledade)
    Sexo:
    Data de ingresso:
    24/02/1792
    Data de falecimento:
    16/12/1836
    Lugar de nascimento: Elvas, PT
    Lugar de falecimento: Porto Alegre, RS
    Estado eclesiástico:
    Notas Biográficas:

    Ex-Leitor, europeu. No século se chamava Antônio José Vieira, nasceu em 1755, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Alcáçovas, da cidade e bispado de Elvas. Filho legítimo de Antônio José Vieira e de sua mulher Teresa de Jesus, naturais da mesma freguesia e bispado. Foi aceito à Ordem pelo Ministro Provincial Fr. Lourenço Justiniano de Santa Teresa. Tomou o hábito no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sendo guardião o Ex-definidor Fr. Manuel de Santo Tomás, aos 24 de fevereiro de 1792. Professou no mesmo convento a 25 de fevereiro de 1793, sendo guardião Fr. José Carlos de Jesus Maria Desterro. Entrou no estudo de filosofia, de que foi lente o Ex-Leitor de Prima Fr. Francisco da Candelária, eleito no capítulo celebrado a 31 de agosto de 1793. Foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, aos 3 de março de 1798. Conferiu-lhe as Ordens o Exmo. Sr. Dom José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castello Branco, bispo da dita cidade, com patente do Ministro Provincial Fr. Joaquim de Jesus e Maria. Foi eleito pregador e confessor de seculares na congregação intermédia de 24 de março de 1798. No capítulo celebrado a 28 de setembro de 1799 saiu eleito passante de filosofia do curso do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. Foi eleito lente de teologia para o mesmo convento no capítulo celebrado em 2 de outubro de 1802. Aos 18 de janeiro de 1806 transitou para o clero secular. Nota: Depois de egresso da Ordem era conhecido como Pe. Antônio Vieira da Soledade. Foi professor da S. Escritura no seminário episcopal de São José do Rio de Janeiro e examinador Sinodal. Foi agraciado com o título de pregador régio. Criada em 1813 a vigararia episcopal do Rio Grande do Sul, foi desde 1814 seu primeiro Vigário Geral. Sendo Cônego extranumerário da Capela Real exerceu o ministério de coadjutor da freguesia da Madre de Deus de Porto Alegre, com direito à sucessão. Foi ainda Deputado da Constituinte e desde 1826 Senador pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Faleceu em Porto Alegre a 16 de dezembro de 1836.

    Na referência bibliográfica Religiosos Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil na Colônia e no Império, de Fr. Sebastião Ellebracht, é o frade nº 1014.

Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdo
ELLEBRACHT, Sebastião. Fr. Antônio da Soledade, OFM (var. Antônio da Soledade Vieira, Antônio Vieira da Soledade). Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://riefbr.net.br/pt-br/content/fr-antonio-da-soledade-ofm-var-antonio-da-soledade-vieira-antonio-vieira-da-soledade. Acessado em: 05/04/2025.