O jovem irmão cozinheiro Frei Higino de Aquino, do convento do Senhor Bom Jesus de Curitiba, PR, começou a ressentir-se de inesperadas dores de estômago, que o médico diagnosticou serem provenientes da inflamação do apêndice. A operação foi realizada prontamente, mas infelizmente tarde demais. O apêndice já estava soporado; não houve mais salvação. (A penicilina só foi descoberta e usada depois de 1940). Na noite de 12 de setembro de 1935, adormeceu no Senhor. Nasceu Frei Higino de Aquino, em 17 de abril de 1903, na cidade paulista de Amparo, diocese de Campinas, SP. Recebeu o burel franciscano de irmão religioso leigo no convento do noviciado, em Rodeio, SC, em 4 de dezembro de 1923. Sua primeira ocupação depois do noviciado de irmão terceiro, foi o de ajudante na cozinha do seminário menor de São Luís de Tolosa, em Rio Negro, PR. Após a conclusão do noviciado da Ordem Primeira, e feitos os votos simples em 1929, serviu também como cozinheiro auxiliar, no convento de Curitiba. Frei Higino foi um religioso piedoso e recolhido, sempre disponível para o trabalho. Atencioso para com todos, seu inesperado falecimento foi sentido por todos os confrades da casa. Fervoroso na vida de oração, ao saber do seu melindroso estado, colocou-se em disponibilidade nas mãos do Senhor, da vida e da morte.
Fonte: JEILER, Inácio. Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, falecidos nos primeiros 50 anos da restauração (1891-1941). São Paulo: Província Franciscana Imaculada Conceição, 1990, p. 177.
-
Identificador:57245Nombre:Fr. Higino de Aquino, OFMSexo:Fecha de nacimiento:17/04/1903Fecha de entrada:04/12/1923Fecha del fallecimiento:12/09/1935Lugar de nacimiento: Amparo, SPLugar del fallecimiento: Curitiba (Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba), PRGrupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Configuraciones Institucionales relacionadas
cómo citar este contenidoJEILER, Inácio. Fr. Higino de Aquino, OFM. Red Internacional de Estudios Franciscanos en Brasil. Disponible en: https://riefbr.net.br/es/content/fr-higino-aquino-ofm. Accedido en: 20/04/2025.